Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57478
Tipo: Dissertação
Título: A estruturação de problemas estratégicos sob a abordagem do storytelling: a prática da imaginação do futuro em workshops de tomada de decisão
Título(s) alternativo(s): Structuring strategic problems using the storytelling approach: the practice of imagining the future in decision-making workshops
Autor(es): Carlos Eduardo Penna de Macedo Rocha
primer Tutor: Jonathan Simões Freitas
primer miembro del tribunal : Leydiana de Souza Pereira
Segundo miembro del tribunal: Cristiana Trindade Ituassu
Tercer miembro del tribunal: Matheus Luiz Pontelo de Souza
Resumen: A Pesquisa Operacional (PO) é um campo importante para o desenvolvimento científico da Administração, sendo a PO-Soft uma abordagem mais voltada a aspectos qualitativos do suporte à tomada de decisão. Os Métodos de Estruturação de Problemas (MEPs) são um destaque da PO-Soft, focando na estruturação de problemas. A despeito da popularidade de alguns MEPs, neles ainda se observa uma ênfase em aspectos computacionais, e, eventualmente, complexidade e falta de transparência. Percebe-se, pois, a oportunidade de proposição de um MEP com ênfase em aspectos qualitativos que ofereça uma mecânica amigável e envolvente, tal como a apresentada pelas estruturas narrativas. Transformada nos objetivos desta pesquisa, tal percepção foi avaliada a partir de uma série de workshops em uma abordagem de pesquisa-ação, visando a produção de um novo artefato, na lógica da Pesquisa em Design Science. Uma relativamente grande empresa de arquitetura abrigou os eventos que testaram a estruturação de diferentes problemas simulados. Na forma de briefings arquitetônicos, estes problemas traziam componentes e contextos envolvendo complexidade, conflito e/ou incerteza. A opção pela testagem em uma organização voltada à arquitetura foi especialmente relevante pela natureza individualizada e não estruturada das decisões tomadas durante o planejamento e o desenvolvimento de projetos. Em primeiro lugar, este estudo visa avaliar e reforçar o potencial de abordagens qualitativas para os MEPs, especialmente através do apoio de narrativas e suas estruturas, um recurso que em parte já foi testado por alguns métodos, mas que ainda apresenta boas perspectivas para desenvolvimento. A viabilidade deste apoio foi demonstrada através da compilação de duas estruturas narrativas básicas, sendo uma genérica e outra lastreada no Monomito (ou ‘Jornada do Herói’) originalmente desenvolvido por Joseph Campbell em 1949, ao qual se somaram as contribuições de Christopher Vogler em 2007. Enfim, este estudo propõe o estabelecimento de um novo Método de Estruturação de Problemas resultante da mescla das duas estruturas narrativas testadas. Denominado ‘HERO’, este método está baseado em um modelo interativo ou objeto transacional (boundary object) construído a partir da referência teórica e dos testes empíricos. O Disco HERO traz uma dimensão lúdica, amigável, envolvente e participativa, aos moldes de um tabuleiro de jogo, em torno do qual os participantes interagem. A partir da ênfase na construção coletiva e interativa de uma estrutura e solução para o problema, o método consolidado em torno do Disco HERO e proposto por esta pesquisa pretende trazer uma abordagem mais abdutiva e orientada ao futuro que favoreça a imaginação e a criatividade na solução de problemas em workshops voltados a decisões estratégicas.
Abstract: The Operational Research (OR) is an important field for the scientific development of Business Administration, with Soft-OR being an approach more focused on qualitative aspects of decisionmaking support. While focusing on problem structuring, the Problem Structuring Methods (PSMs) are a highlight of Soft-OR. Despite the popularity of some PSMs, there is still an emphasis on computational aspects, occasionally leading to complexity and lack of transparency. Therefore, there is an opportunity to propose a PSM with an emphasis on qualitative aspects, offering a friendly and engaging mechanics, like those presented by narrative structures. This perception, aligned with the objectives of this research, was evaluated through a series of workshops using an action-research approach, aiming to produce a new artifact within the logic of Design Science Research. A relatively large architecture firm hosted the events, which tested the structuring of different simulated problems. These problems were presented to participants as architectural briefings, encompassing components and contexts involving complexity, conflict, and/or uncertainty. The choice of testing within an architecture-oriented organization is particularly relevant due to the individualized and non-structured nature of the decisions made during the planning and development of architecture design. Firstly, this study aims to evaluate and reinforce the potential of qualitative approaches for PSMs, especially through the support of narratives and their structures, a resource that has already been partially tested by some methods but still holds promising prospects for development. The feasibility of this support was demonstrated through the compilation of two basic narrative structures, a generic one and one based on the Monomyth (or 'Hero's Journey') originally developed by Joseph Campbell in 1949 and supplemented by Christopher Vogler's contributions in 2007. Finally, this study proposes the establishment of a new Problem Structuring Method resulting from the fusion of the two tested narrative structures. Named 'HERO, this method is based on an interactive model or boundary object constructed from the theoretical reference and empirical tests. The HERO Disc brings a playful, friendly, engaging, and participatory dimension, resembling a game board around which participants interact. By emphasizing the collective and interactive construction of a structure and solution for the problem, the method consolidated around Disco HERO, as proposed by this research, aims to bring a more abductive and future-oriented approach that fosters imagination and creativity in problem-solving during workshops focused on strategic decisions.
Asunto: Pesquisa operacional
Administração
Processo decisório
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/57478
Fecha del documento: 26-may-2023
Término del Embargo: 26-may-2025
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DissertaçãoMestradoADM_CarlosEduardoPennaDeMacedoRocha_VersãoFinal_EntregueUFMG_uploadRepositorio.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-05-26
5.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar una copia


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.