Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57507
Tipo: Tese
Título: Evasão nos cursos de licenciatura: análise a partir do censo do ensino superior e de dados da Universidade Federal de Minas Gerais
Autor(es): Thainara Cristina de Castro Ariovaldo
Primeiro Orientador: Cláudio Marques Martins Nogueira
Resumo: Pesquisas anteriores têm demonstrado que o abandono discente das licenciaturas se apresenta, nas instituições federais, como um problema significativo. Dando continuidade aos esforços para compreender a ocorrência do fenômeno nesse grau acadêmico, esta tese teve como objetivo investigar a evasão que ocorre em cursos de licenciatura presenciais do setor público federal de ensino superior. Diante disso, duas hipóteses balizaram as estratégias de investigação empregadas: uma primeira seria a de que a evasão nos cursos de licenciatura ocorreria mais entre os estudantes de camadas populares, que seriam maioria nessas graduações e que por enfrentarem dificuldades acadêmicas, econômicas e sociais para se integrarem ao curso, os abandonariam; a segunda suporia que a evasão nessas graduações estaria associada, em alguma medida, à mobilidade voluntária dos estudantes no interior do sistema, ou seja, à decisão de mudarem em direção a graduações avaliadas por eles como mais rentáveis econômica e socialmente. A fim de explorar essas hipóteses, buscou-se, além de identificar os percentuais da incidência do fenômeno nessas graduações e variações quanto ao perfil socioeconômico dos estudantes evadidos, analisar o destino daqueles que, tendo abandonado os cursos de formação de professores, reingressaram no ensino superior. O principal interesse pela análise dos percursos dos discentes foi identificar o sentido da mudança, se para cursos mais ou menos seletivos. O desenho metodológico desta pesquisa compreendeu dois níveis de análise (nacional e local). Uma primeira parte do estudo tem como base os microdados nacionais das instituições federais de ensino superior, disponibilizados pelo Censo da Educação Superior. As informações analisadas são referentes à coorte de ingressantes de 2014, acompanhando-a até 2017. Em uma perspectiva comparada são avaliados os percentuais de evasão, segundo grau acadêmico dos cursos e perfil socioeconômico dos estudantes para entendermos se, de fato, há maior evasão nos cursos de licenciatura e entre os estudantes mais vulneráveis socioeconomicamente. Além disso, é analisado o percurso dos estudantes que ingressaram em cursos de licenciatura nas instituições federais no referido ano e que evadiram e reingressaram no ensino superior. A segunda parte deste estudo focaliza as licenciaturas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi realizada com base em dados disponibilizados pela Pró-reitoria de Graduação desta instituição, os quais contemplam: perfil social e escolar dos estudantes e situação na Universidade (cursando, trancado, formado ou evadido). Ao investigar a instituição, também se realizou a caracterização da evasão segundo tipos de cursos e perfil socioeconômico dos estudantes e o acompanhamento de uma coorte, agora de ingressantes do ano de 2016. Nossas análises, tanto do contexto mais amplo do ensino superior quanto da instituição investigada, resultaram na constatação de que não é possível associar de forma direta evasão e desvantagens sociais. Ao distinguirmos os tipos de evasão, encontramos, em alguns casos, inclusive o contrário. Assim, observamos que estudantes reingressantes são aqueles que, independentemente do grau acadêmico de origem, apresentam maiores vantagens sociais, o que certamente é o que os possibilitam prolongar seu tempo na universidade, reorientando suas escolhas para formações que consideram mais promissoras. No que diz respeito à direção da mudança dos estudantes reingressantes, pela investigação com base no Censo, chama a atenção a abertura acentuada dada pelos indivíduos que evadem das licenciaturas à inserção em instituições privadas de ensino e o reingresso em graduações mais prestigiosas, frequentemente de bacharelado. No contexto da UFMG, identificamos que o comportamento dos estudantes quanto à evasão deste grau acadêmico também está associado às áreas de conhecimento dos cursos, com maior índice entre as licenciaturas de áreas exatas e menores nas áreas humanas e, principalmente, biológicas. Além disso, entre os evadidos das licenciaturas que reingressam há uma orientação ascendente do ponto de vista do prestígio dos cursos de destino, com maior inclinação ao ingresso em cursos relativamente mais prestigiosos, como são os casos daqueles que são das área das Engenharias e das Ciências Sociais Aplicadas. De um modo geral, os resultados da tese reforçam o que já era apontado por alguns pesquisadores: parte dos casos de evasão não é resultado de fracasso acadêmico ou dificuldades socioeconômicas para persistir nos estudos, mas sim, produto de uma decisão estratégica do estudante de se reinserir no ensino superior em cursos ou instituições considerados mais satisfatórios.
Assunto: Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte (MG)
Educação
Professores - Formação
Evasão universitária
Ensino superior - Aspectos sociais
Licenciatura
Fracasso escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57507
Data do documento: 28-Fev-2023
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