Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57515
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marlene de Araújo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0882686043738757 | pt_BR |
dc.creator | Vanessa Adriana Moreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T13:05:32Z | - |
dc.date.available | 2023-08-07T13:05:32Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57515 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho foi elaborado através de pesquisa bibliográfica qualitativa realizada em livros, documentos e sites da internet que disponibilizam obras de diferentes autores e estudiosos do tema e em leis brasileiras que legitimam a luta contra o racismo e pelos direitos das pessoas da raça negra. Os objetivos propostos consistem em: mostrar como a literatura infantil contribui na luta pela superação do racismo na escola e para a afirmação da identidade negra; analisar a história do racismo e avaliar o que determinam documentos e leis elaborados pelo Governo para combater as desigualdades sociais entre as raças; identificar como as crianças vivenciam as questões raciais na escola e avaliar o conteúdo e a importância de alguns livros que abordam o tema racismo destinados à educação infantil. A escolha do tema é justificada pelo contínuo trabalho de legisladores que elaboram leis em defesa das pessoas negras e pela sua relevância no combate às diferenças raciais e sociais. Também se ressalta o trabalho de leigos que lutam para acabar com o racismo que, muitas vezes, provoca tensões, brigas e assassinatos. Ao final do trabalho, conclui-se que o Brasil vem dado avançados passos para a promoção da igualdade entre pessoas, independentemente de cor, raça e classe social. Vários grupos de leigos e estudiosos se reúnem para combater, e até mesmo exterminar, definitivamente, os preconceitos, as manifestações, atos e ações que ressaltam as desigualdades. Muitos direitos foram conquistados pelas pessoas negras, como cotas em trabalhos, escolas e faculdades, mas, enquanto houver manifestações de preconceitos e racismo, a luta continua. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Igualdades sociais | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.title | Identidade: superando o racismo com a ajuda da literatura infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vanessa Adriana Moreira.pdf | 227.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License