Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57515
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marlene de Araújopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0882686043738757pt_BR
dc.creatorVanessa Adriana Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:05:32Z-
dc.date.available2023-08-07T13:05:32Z-
dc.date.issued2016-04-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57515-
dc.description.resumoEste trabalho foi elaborado através de pesquisa bibliográfica qualitativa realizada em livros, documentos e sites da internet que disponibilizam obras de diferentes autores e estudiosos do tema e em leis brasileiras que legitimam a luta contra o racismo e pelos direitos das pessoas da raça negra. Os objetivos propostos consistem em: mostrar como a literatura infantil contribui na luta pela superação do racismo na escola e para a afirmação da identidade negra; analisar a história do racismo e avaliar o que determinam documentos e leis elaborados pelo Governo para combater as desigualdades sociais entre as raças; identificar como as crianças vivenciam as questões raciais na escola e avaliar o conteúdo e a importância de alguns livros que abordam o tema racismo destinados à educação infantil. A escolha do tema é justificada pelo contínuo trabalho de legisladores que elaboram leis em defesa das pessoas negras e pela sua relevância no combate às diferenças raciais e sociais. Também se ressalta o trabalho de leigos que lutam para acabar com o racismo que, muitas vezes, provoca tensões, brigas e assassinatos. Ao final do trabalho, conclui-se que o Brasil vem dado avançados passos para a promoção da igualdade entre pessoas, independentemente de cor, raça e classe social. Vários grupos de leigos e estudiosos se reúnem para combater, e até mesmo exterminar, definitivamente, os preconceitos, as manifestações, atos e ações que ressaltam as desigualdades. Muitos direitos foram conquistados pelas pessoas negras, como cotas em trabalhos, escolas e faculdades, mas, enquanto houver manifestações de preconceitos e racismo, a luta continua.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectIgualdades sociaispt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.titleIdentidade: superando o racismo com a ajuda da literatura infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa Adriana Moreira.pdf227.51 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons