Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57530
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Michele Lopes da Silva Alvespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6752989442921969pt_BR
dc.contributor.referee1Lilian C. Gomespt_BR
dc.creatorRenata Vieira da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:34:37Z-
dc.date.available2023-08-07T15:34:37Z-
dc.date.issued2016-04-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57530-
dc.description.abstractThis text it is a reort of education experiment entitled: Knowing the community of Arturos this eperiment has been developed in history classes, with students of the 8th grade of elementary school , at Prefeito Camargos junior high in the city of Contagem . This theme is the result of reflections made during the course of specialization in Promotion of Racial Equality of UFMG Education University. The development of this experience aimed to bring students from the Community of Arturos, so that they understand, recognize and value the culture and traditions of the people of quilombo. The strategy was to present issues related to the history and culture of the African and African Descendants, so that at the end of the educational project , there was a visit to the community of Arturospt_BR
dc.description.resumoO presente texto trata-se de um relato de experiência de intervenção pedagógica, intitulado: Conhecendo a comunidade dos Arturos. A referida intervenção pedagógica foi desenvolvida nas aulas de História, com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Prefeito Sebastião Camargos, da prefeitura de Contagem. Essa temática é fruto de reflexões realizadas durante o curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Faculdade de Educação, da UFMG. O desenvolvimento dessa experiência teve como objetivo principal aproximar os estudantes da Comunidade dos Arturos, a fim de que esses compreendam, reconheçam e valorizem as culturas e tradições do povo quilombola. A estratégia utilizada foi apresentar temas relacionados à História e Culturas dos Africanos e afrodescendente, a fim de que, ao final do projeto didático, houvesse uma visita à comunidade dos Arturospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectArturospt_BR
dc.subjectDescolonização dos currículospt_BR
dc.titleConhecendo a comunidade dos Arturos. análise da intervenção pedagógica sobre o desenvolvimento do projetopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata Vieira da Cunha.pdf991.41 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons