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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Dois filmes, infinitas constelações: Pan-cinema permanente e A paixão de JL
Título(s) alternativo(s): Two Films, Endless Constelations: Permanent Pan-cinema and The passion of JL
Autor(es): Marina Baltazar Mattos
Gustavo Silveira Ribeiro
Resumen: Este ensaio tem como ponto central pensar os filmes Pan-cinema permanente (2008) e A paixão de JL (2015), ambos do diretor Carlos Nader, a partir de diferentes chaves de leitura, tentando entender seus distanciamentos e aproximações a partir da análise de seus respectivos contextos e, principalmente, como cada filme elabora as imagens e as narrativas, do passado e do presente, construindo constelações muito particulares. Enquanto o primeiro parte de movimentos tropicalistas e suas expansões, com base na prisão, desejo de ser escritor e a obra multifacetada de Waly Salomão, que, basta ser filmado para começar a atuar, o segundo filme parte da justaposição da voz de Leonilson a seus trabalhos e tomadas breves de arquivos para situar o contexto, sem nem mesmo mostrar seu corpo, em um movimento performático que não é tão natural, explicitando, a partir dos próprios roteiros, como o gênero biográfico vai se dar de maneira distinta em cada filme. Para isso, nos aproximaremos de ideias relativas à memória, à experiência e aos fragmentos que atravessam os tempos. No entanto, não se propõe, aqui, uma análise comparativa dos filmes, mas sim uma tentativa de compreensão dos significantes constitutivos das diversas obras que são mostradas, dos dois artistas e, consequentemente, dos contextos permeados em cada longa.
Abstract: This essay focuses on the films Permanent Pan-cinema (2008) and The Passion of JL (2015), both by director Carlos Nader, from different perspectives, trying to understand their distances and approximations since the analysis of their contexts until, and especially, how each film elaborates images and narratives, past and present, constructing very particular constellations. While the first one parts of Tropicalist movements and their expansions, based on arrest, desire to be a writer and the multifaceted work of Waly Solomão, which, just needed to be filmed to begin acting, the second film starts from the juxtaposition of Leonilson’s voice to his works and brief archives to situate the context, without even showing his body, in a movement that is not so natural, explaining, from the scripts themselves, how the biographical genre will be given in a different way in each film. To do so, we will approach ideas about memory, experience, and fragments that go through time. However, we do not propose a comparative analysis of the films, but rather an attempt to understand the constitutive signifiers of the various works that are shown, of the two artists and, consequently, of the contexts permeated in each length.
Asunto: Filme cinematográfico
documentário(cinema)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.15.1.131-143
URI: http://hdl.handle.net/1843/57540
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cadernosbenjaminianos/article/view/15155
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos Benjaminianos
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