Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57547
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dc.creatorMuath Abdullah Aldosaript_BR
dc.creatorMary Angela Tavarespt_BR
dc.creatorAntônio Thomaz Gonzaga Matta Machadopt_BR
dc.creatorMauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T18:15:14Z-
dc.date.available2023-08-07T18:15:14Z-
dc.date.issued2017-11-16-
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1371/journal.pone.0187993pt_BR
dc.identifier.issn1932-6203pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57547-
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar os fatores associados à satisfação dos pacientes com o tratamento por cirurgiões-dentistas na atenção primária à saúde (APS) no Brasil. Materiais e métodos: O conjunto de dados fez parte de uma pesquisa transversal nacional para avaliação de equipes de APS realizada pelo Ministério da Saúde do Brasil. Foram entrevistados pacientes de cada uma das 16.202 equipes de saúde bucal. Além das informações sociodemográficas, o questionário incluiu informações sobre os domínios da experiência do paciente: acesso e agendamento de consultas odontológicas, vínculo e responsabilização, acolhimento do paciente e percepção sobre as instalações odontológicas. Análise estatística: A variável dependente foi a resposta à pergunta 'De 0 a 10, como você classificaria sua satisfação com o tratamento recebido do dentista?' intervalo de confiança. Resultados: A média de satisfação dos pacientes foi de 9,4 (±2,3). Maior satisfação do paciente com a APS foi associada a menor escolaridade e percepção do paciente sobre as condições clínicas. Além disso, maior satisfação foi associada à recepção e hospitalidade positivas, tempo suficiente para o tratamento e orientações que atendessem às necessidades dos pacientes. A menor satisfação com a APS foi associada aos pacientes que trabalham em comparação aos que não trabalham. Conclusão: A satisfação do paciente aumenta com funcionários da APS amigáveis ​​e compreensivos. Além disso, atender às expectativas do paciente dedicando tempo para entender as necessidades e dar as instruções corretas está associado a maior satisfação.pt_BR
dc.description.resumoObjective: To assess factors associated with patients’ satisfaction with the treatment by dentists in pri mary health care (PHC) in Brazil. Materials and methods: The dataset was part of a nationwide cross-sectional survey for evaluating PHC teams conducted by the Brazilian Ministry of Health. Patients from each of 16,202 oral health teams were interviewed. In addition to sociodemographic information, the questionnaire included information about patient experience domains: access and booking of dental appointments, bonding and accountability, welcoming of the patient, and their perception of dental facilities. Statistical analysis: The dependent variable was the answer to the question ‘From 0 to 10, how would you grade your satisfaction with treatment received from the dentist?’ Negative binomial regression models were used to estimate the unadjusted and adjusted rate ratios and corresponding 95% confidence interval. Results: The mean patient satisfaction was 9.4 (±2.3). Higher patient satisfaction with PHC was associated with lower education and the patient’s perception of the clinic conditions. More over, higher satisfaction was associated with positive reception and hospitality, enough time for treatment, and instructions that met patients’ needs. Lower satisfaction with PHC was associated with patients who have jobs compared to those who do not work. Conclusion: Patient satisfaction is increased with friendly and understanding PHC staff. Moreover, meeting patient expectations by taking time to understand the needs and giving the right instructions is associated with higher satisfaction.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVApt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPlos Onept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatient satisfactionpt_BR
dc.subjectPrimary health carept_BR
dc.subjectOral healthpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subject.otherSaúde bucalpt_BR
dc.subject.otherAssistência odontológicapt_BR
dc.subject.otherAtenção primária à saúdept_BR
dc.subject.otherSatisfação do pacientept_BR
dc.subject.otherRelações dentista-pacientept_BR
dc.subject.otherOdontólogospt_BR
dc.subject.otherBrasilpt_BR
dc.subject.otherPesquisas sobre atenção à saúdept_BR
dc.titleFactors associated with patients’ satisfaction in brazilian dental primary health carept_BR
dc.title.alternativeFatores associados à satisfação dos pacientes da atenção primária à saúde odontológica brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0187993pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2200-2408pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8424-9801pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0516-8529pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8794-5725pt_BR
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