Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57596
Type: Dissertação
Title: O que se planta se colhe: os entrelaces da Atlas Network com o movimento Escola sem Partido
Authors: Lucas Felicetti Rezende
First Advisor: Lívia Maria Fraga Vieira
Abstract: O presente trabalho teve o objetivo de analisar como se relacionam os think tanks pró-mercado ligados à Atlas Network no Brasil com o movimento educacional conservador Escola sem Partido (ESP). As análises partem da premissa de que o avanço da racionalidade neoliberal em escala global, desde o final do século XX, propiciou transformações nas instituições em sintonia com uma lógica de livre mercado. Essas transformações prepararam o solo para a emergência de uma nova racionalidade, o neoconservadorismo, assim como possibilitaram o surgimento de novos atores privados na regulação educacional. O neoconservadorismo é moralizante, característica conflitante com a amoralidade de livre mercado do neoliberalismo, entretanto, ambas se fortalecem mutuamente para a difusão de certos valores, como a prevalência da desigualdade e menos Estado. Alguns dos novos atores da regulação educativa se articulam em redes globais para a promoção de políticas e ideais neoliberais, como certos think tanks, instituições reconhecidas por exercer influência na cena política pela mobilização de conhecimento. A Atlas Network é um think tank que atua no interior dessas redes de política educativa a partir de sua própria rede de think tanks, que interliga mais de 460 instituições liberais em cerca de 90 países. Existem 15 think tanks ligados à rede Atlas no Brasil, sendo alguns deles muito entrelaçados ao ESP, como o Instituto Liberal e Instituto Millenium. Para o ESP, professores socialistas estão doutrinando estudantes para fins políticos e, por isso, devem ser impostas medidas de combate à doutrinação. Algumas relações percebidas entre think tanks da Atlas e o ESP se deram para fortalecer o movimento, dando apoio a seu crescimento. Essa contextualização levanta alguns questionamentos: o fomento ao ESP é uma estratégia da Atlas para a difusão de seus ideais? O ESP se relaciona com todos os 15 think tanks da Atlas no Brasil? Como se dão tais relações? A fim de responder esses questionamentos, utilizou-se o método da netnografia. Por meio de pesquisas online, foram investigados variadas formas de interação entre a rede Atlas e o ESP e o que os think tanks mobilizaram de conhecimento sobre o movimento. A partir das análises, foi possível perceber que a rede Atlas nutriu o ESP com apoio organizacional e ideológico como parte de uma estratégia de difusão do neoliberalismo. Contudo, não há unanimidade no interior da rede Atlas sobre o ESP. Dentre os 15 think tanks, oito têm alguma relação com o movimento ou mobilizaram conhecimento sobre ele, sendo que alguns se distanciaram do ESP ao longo tempo e/ou realizaram críticas devido ao seu caráter conservador, distante da premissa liberal. As discordâncias sobre o ESP no interior da rede Atlas evidenciam, simultaneamente, tensões entre neoliberais e neoconservadores, assim como a atuação da Atlas Network por diversas frentes para aumentar sua influência e difundir ideais de menos Estado e mais mercado.
Abstract: This work aimed to analyze how the Atlas Network’s pro-market think tanks in Brazil relate to the conservative educational movement Escola sem Partido (ESP). The analyzes start from the premise that the advance of neoliberal rationality on a global scale, since the end of the 20th century, has led to transformations in institutions in line with a free market logic. These transformations prepared the ground for the emergence of a new rationality, neoconservatism, as well as enabling the emergence of new private actors in educational regulation. Neoconservatism is moralizing, a feature that conflicts with neoliberalism's free market amorality, however, both strengthen each other for the diffusion of certain values, such as the prevalence of inequality and State reduction. Some of the new actors in educational regulation are articulated in global networks for the promotion of neoliberal policies and ideals, such as certain think tanks, institutions recognized for influencing the political scene through the mobilization of knowledge. Atlas Network is a think tank that operates within these educational policy networks from its own network of think tanks, which connects more than 460 liberal institutions in about 90 countries. There are 15 think tanks linked to the Atlas network in Brazil, some of which are very intertwined with ESP, such as Instituto Liberal and Instituto Millenium. For ESP, socialist teachers are indoctrinating students for political purposes and, therefore, measures to combat indoctrination should be imposed. Some perceived relationships between Atlas think tanks and ESP took place to strengthen the movement, supporting its growth. This context raises some questions: is the promotion of ESP an Atlas strategy for the dissemination of its ideals? Does ESP relate to all 15 Atlas think tanks in Brazil? How do such relationships occur? In order to answer these questions, the netnography method was used. Through online surveys, various forms of interaction between the Atlas network and ESP were investigated, as well as what those think tanks have mobilized of knowledge about the movement. From the analysis, it was possible to see that the Atlas network nurtured ESP with organizational and ideological support as part of a strategy for the spread of neoliberalism. However, there is no unanimity within the Atlas network on ESP. Among the 15 think tanks, eight have some relation to the movement or have mobilized knowledge about it, some of which distanced themselves from ESP over time and / or criticized it due to its conservative character, distant from the liberal premise. Disagreements over ESP within the Atlas network simultaneously show tensions between neoliberals and neoconservatives, as well as the work of Atlas Network on several fronts to increase its influence and spread ideals of State reduction and more market.
Subject: Educação
Educação - Filosofia
Ideologia e educação
Neoliberalismo
Conservantismo
Educação e Estado
Solução de problemas
Grupos sociais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57596
Issue Date: 15-Apr-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas Felicetti Rezende - Dissertação Final.pdfDissertação de mestrado2.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.