Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/57603
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Cinema com os pais: estímulo ao uso do audiovisual no processo educacional e na aproximação entre família e escola |
Autor(es): | Antônio Cássio de Oliveira |
primer Tutor: | Clarisse Maria Castro de Alvarenga |
primer miembro del tribunal : | Célia Abicalil Belmiro |
Resumen: | No segundo semestre do ano de 2014, desenvolvemos na Escola Municipal Maria da Assunção de Marco, um trabalho de intervenção pedagógica relacionando o cinema à educação. Este trabalho relata e analisa essa experiência. Com o intuito de estimular o uso do audiovisual como ferramenta pedagógica, foram feitas algumas exibições de filmes no auditório da escola, no período noturno, destinadas aos alunos e também aos seus familiares. A extensão das atividades aos pais dos educandos teve o objetivo de mostrar-lhes que o cinema pode ser de grande valia no processo educacional e também o de promover a aproximação entre família e escola. Antes de iniciar as apresentações dos filmes os pais dos alunos receberam um questionário no qual manifestaram algumas de suas opiniões sobre o uso do cinema na escola. As exibições de filmes aconteceram nos meses de outubro, novembro e dezembro. Todas as sessões foram comentadas, isto é, foi promovido, após as exibições, debate sobre o filme e os temas nele tratados. Como atividade complementar, fizemos apresentações de filmes, nos horários regulamentares das aulas, destinadas aos alunos e para as quais, além do comentário oral, elaboramos questionário escrito. A frequência nas sessões destinadas aos pais foi pequena, mas, ainda assim, foi possível constatar aspectos positivos das mesmas. Embora de forma lenta, houve aumento no número de participantes durante o transcorrer das atividades. Todos que estiveram presentes manifestaram-se de forma positiva em relação ao uso do cinema na escola e sobre suas participações no projeto. Isso pôde ser constatado através de declarações escritas, de manifestações orais e também por observação das atitudes dos participantes. O caráter social, no que tange ao relacionamento entre os familiares, bem como a aproximação entre pais e escola, também merece ser ressaltado. Foi fácil perceber a pouca familiaridade dos participantes com o cinema, mas foi possível sentir que as atividades com o audiovisual nas escolas podem, mesmo que de forma lenta, serem aceitas e reconhecidas pelos pais. Ao final das atividades, os pais que tiveram uma participação regular no desenvolvimento das mesmas já visualizavam, com alguma clareza, a associação entre cinema e educação. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57603 |
Fecha del documento: | 9-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antônio Cássio de Oliveira.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons