Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57622
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dc.contributor.advisor1Raquel Oliveira Pratespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2951269593210008pt_BR
dc.contributor.advisor-co1André Pimenta Freirept_BR
dc.contributor.referee1Simone Bacellar Leal Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Marcelle Pereira Motapt_BR
dc.contributor.referee3Maria Lucia Bento Villelapt_BR
dc.creatorLucas Pedroso Carvalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3637337991732078pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-08T20:00:50Z-
dc.date.available2023-08-08T20:00:50Z-
dc.date.issued2021-09-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57622-
dc.description.abstractAn interactive system with high accessibility and communicability provides many benefits to users' experience. These benefits are mainly related to visually impaired users so that they can achieve their goals in a given context of use. This work presents an analysis of the communication process of the Semiotic Engineering applied in the context of visually impaired people who use screen readers. The screen reader mediates the user interaction with the designer's metamessage, acting as a translator. However, the translation can often introduce problems that are not experienced by users who do not use screen readers to interact with the systems. Thus, this work presents the Semiotic Inspection Method Mediated by Screen Readers (SIM-SR) -- a proposal to adapt the Semiotic Inspection Method (SIM) to analyze the screen reader mediated interaction. The method includes new steps in the segmented SIM analysis to examine the screen reader translation and its contrast with the designer's intended metamessage. Three case studies were made from the application of SIM-SR in real Web systems to investigate and consolidate its applicability in interactive systems, revealing communicability and accessibility problems in the user interface that could impact people with visual impairments who use screen readers. The analysis performed using SIM-SR revealed several communicability and accessibility issues that lead to breakdowns in designer-to-user communication impacting how the designer intent is being conveyed to users, and their experience with the system. These results indicate that the SIM-SR identifies relevant problems of system accessibility and communicability, and contributes to existing set of evaluation methods.pt_BR
dc.description.resumoUm sistema interativo com alta acessibilidade e comunicabilidade proporciona vários benefícios na experiência dos usuários, principalmente aqueles com deficiência visual, a fim de que possam alcançar seus objetivos em determinado contexto de uso. Este trabalho apresenta uma análise do processo de comunicação da Engenharia Semiótica (EngSem) aplicada no contexto de usuários com deficiência visual que utilizam leitores de tela. O leitor de tela media a interação do usuário com a metamensagem do designer, atuando como um tradutor. No entanto, a tradução pode, muitas vezes, introduzir problemas que não são vivenciados por usuários interagindo com sistemas sem o uso de leitores de tela. Portanto, neste trabalho é apresentado o Método de Inspeção Semiótica Mediado por Leitores de Tela (MIS-LT) -- uma proposta de adaptação do Método de Inspeção Semiótica (MIS) para interação mediada por leitores de tela. O método inclui novos passos à análise segmentada do MIS para que seja examinada a tradução do leitor de tela e o contraste com a metamensagem pretendida pelo designer. Três estudos de caso foram realizados a partir da aplicação do MIS-LT em sistemas Web reais, com o objetivo de investigar e consolidar sua aplicabilidade em sistemas interativos, revelando problemas de comunicabilidade e acessibilidade na interface do usuário que podem impactar pessoas com deficiência visual que usam leitores de tela. A análise realizada pelo MIS-LT, nesses sistemas, mostrou vários problemas de acessibilidade e comunicabilidade que geram rupturas na comunicação designer-usuário, impactando a transmissão da metamensagem aos usuários e sua experiência de uso com o sistema. Esses resultados indicam que o MIS-LT identifica problemas relevantes de acessibilidade e comunicabilidade do sistema e contribui para o conjunto existente de métodos de avaliação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectLeitores de telapt_BR
dc.subjectComunicabilidadept_BR
dc.subjectMétodo de inspeção semióticapt_BR
dc.subject.otherComputação – Tesespt_BR
dc.subject.otherAcessibilidade – Tesespt_BR
dc.subject.otherLeitores de tela – Computadores – Tesespt_BR
dc.subject.otherEngenharia de semiótica – Tesespt_BR
dc.titleMIS-LT: um método para avaliação de acessibilidade e comunicabilidade de sistemas interativospt_BR
dc.title.alternativeSIM-SR: a method for evaluating the accessibility and communicability of interactive systemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3228-0532pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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