Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57651
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jerry Adriani da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3981143814899358pt_BR
dc.contributor.referee1Yone Maria Gonzagapt_BR
dc.creatorRegina de Lourdes Faria Monteiropt_BR
dc.date.accessioned2023-08-09T15:13:24Z-
dc.date.available2023-08-09T15:13:24Z-
dc.date.issued2016-04-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57651-
dc.description.resumoEsta reflexão apresenta a análise do projeto pedagógico “A contribuição da literatura afro-brasileira para as relações étnico-raciais em sala de aula”. Estar cursando a Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola, pelo Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola, da Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Minas Gerais me preparou para trabalhar a lei 10639/03. Antes dessa especialização realizava este trabalho com as crianças, porém, hoje o meu entendimento para falar do assunto tem mais maturidade e conhecimento. Um trabalho desenvolvido com as crianças da educação infantil, 2º período, com idade entre cinco e seis anos no Centro de Educação Infantil Cássio Magnani, na cidade de Nova Lima, durante o ano de 2015. O referido projeto contou com a apresentação, comentários e discussões de filmes como: Menina Bonita do Laço de Fita, leituras realizadas pelas professoras e reconto feito pelas crianças de livros como: “Menina Bonita do Laço de Fita”, “Lembranças do Baobá”, “Posso ser princesa?” e “O mundo das pessoas coloridas”, reconto feito pelas crianças através das imagens e atividades manuais. Realizou-se, ainda, exposições dos trabalhos das crianças. A análise da experiência revelou que o preconceito e a discriminação ainda é algo desconhecido para muitas crianças e que a escola pode contribuir para que cada criança possa crescer reconhecendo as diferenças e valorizando o outro como ele é, tanto em suas características físicas, quanto culturais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciais na infânciapt_BR
dc.subjectValorização da diversidade étnico-racialpt_BR
dc.titleA contribuição da literatura afro-brasileira para as relações étnico-raciais em sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Regina de Lourdes de Faria.pdf773.2 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons