Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57651
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Jerry Adriani da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3981143814899358 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Yone Maria Gonzaga | pt_BR |
dc.creator | Regina de Lourdes Faria Monteiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T15:13:24Z | - |
dc.date.available | 2023-08-09T15:13:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57651 | - |
dc.description.resumo | Esta reflexão apresenta a análise do projeto pedagógico “A contribuição da literatura afro-brasileira para as relações étnico-raciais em sala de aula”. Estar cursando a Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola, pelo Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola, da Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Minas Gerais me preparou para trabalhar a lei 10639/03. Antes dessa especialização realizava este trabalho com as crianças, porém, hoje o meu entendimento para falar do assunto tem mais maturidade e conhecimento. Um trabalho desenvolvido com as crianças da educação infantil, 2º período, com idade entre cinco e seis anos no Centro de Educação Infantil Cássio Magnani, na cidade de Nova Lima, durante o ano de 2015. O referido projeto contou com a apresentação, comentários e discussões de filmes como: Menina Bonita do Laço de Fita, leituras realizadas pelas professoras e reconto feito pelas crianças de livros como: “Menina Bonita do Laço de Fita”, “Lembranças do Baobá”, “Posso ser princesa?” e “O mundo das pessoas coloridas”, reconto feito pelas crianças através das imagens e atividades manuais. Realizou-se, ainda, exposições dos trabalhos das crianças. A análise da experiência revelou que o preconceito e a discriminação ainda é algo desconhecido para muitas crianças e que a escola pode contribuir para que cada criança possa crescer reconhecendo as diferenças e valorizando o outro como ele é, tanto em suas características físicas, quanto culturais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais na infância | pt_BR |
dc.subject | Valorização da diversidade étnico-racial | pt_BR |
dc.title | A contribuição da literatura afro-brasileira para as relações étnico-raciais em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Regina de Lourdes de Faria.pdf | 773.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License