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dc.contributor.advisor1Taciana Toledo de Almeida Albuquerquept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339985577872129pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Jorge Alberto Martinspt_BR
dc.contributor.referee1Camila Costa de Amorim Amaralpt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigo Augusto Ferreira de Souzapt_BR
dc.contributor.referee3Nelson Azevedo Barrospt_BR
dc.contributor.referee4Judith Johanna Hoelzemannpt_BR
dc.creatorAnderson Paulo Rudkept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1785311151053151pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-10T20:08:32Z-
dc.date.available2023-08-10T20:08:32Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57712-
dc.description.abstractAs restrições de mobilidade implementadas para o controle da COVID-19 além de reduzirem as taxas de transmissão da doença, resultaram na melhora da qualidade do ar. Assim, dado o eventual cenário, o objetivo deste trabalho é avaliar de qual forma as restrições de mobilidade, durante o período de pandemia, afetaram a qualidade do ar no Brasil. Além disso, o trabalho busca averiguar quão hábeis são os sensores remotos para monitorar a qualidade do ar nesta região. Para isso, foi realizada a análise do impacto das restrições de mobilidade na qualidade do ar considerando os poluentes material particulado (MP), monóxido de carbono (CO), dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOX) e ozônio (O3). Também foram analisados os dados de tendência de movimentação e de condições atmosféricas. Para a avaliação dos sensores, foram considerados dados de densidade de dióxido de nitrogênio (NO2) troposférico obtidos através do sensor TROPOspheric Monitoring Instrument (TROPOMI) e profundidade óptica do aerossol (do inglês Aerosol Optical Depth - AOD) do sensor Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS), buscando avaliar sua relação com concentrações de NO2 e MP, respectivamente. Além disso, dados de AOD do Multi-Angle Implementation of Atmospheric Correction (MAIAC) foram comparados com aqueles recuperados pelos algoritimos Dark Target (DT) e Deep Blue (DB). A avaliação das restrições de mobilidade no Brasil demonstrou que, em geral, houve melhora na qualidade do ar durante este período. Durante 30 dias de restrições, observou-se uma redução substancial dos poluentes primários, com as concentrações de CO diminuindo cerca de 40% em relação aos níveis médios de 2015 a 2019. Por outro lado, não houve diminuição substancial dos poluentes atmosféricos para o Estado de São Paulo. As reduções significativas foram observadas principalmente nas áreas impactadas por emissões veiculares, como é o caso da Região Metropolitana de São Paulo, que atingiu uma redução média de 29% em CO, 28% em NOX, 40% em NO, 19% em SO2, 15% em MP2,5 e 8% nas concentrações de MP10. As condições meteorológicas atípicas entre os anos avaliados impediram estabelecer assertivamente o real impacto das restrições de mobilidade na qualidade do ar no estado. Quanto as informações de sensoriamento remoto avaliadas, os dados de AOD obtidos através do algoritmo MAIAC apresentaram baixas, e não-significativas, correlações com MP (R<0,2 e α>0,05) para o estado de São Paulo. Para o NO2 troposférico, observou-se boas correlações com concentrações a nível de solo, algumas estações chegaram a apresentar correlações maiores que 0.80. De forma geral, as correlações entre os dados de NO2 foram mais fortes em locais mais densamente povoados e que consequentemente apresentam maior variabilidade nos valores medidos. A avaliação dos algoritmos de recuperação de AOD revelou que todos os produtos exibem níveis variados de dependência dos tipos de cobertura do solo, geometria da vista e cargas de aerossóis espaço-temporais. No geral, os algoritmos DB e MAIAC exibiram maior precisão em um espectro mais amplo de tipos de cobertura da terra. No entanto, é essencial observar que esses algoritmos não tiveram um bom desempenho na representação da classe urbana. Por fim, o estudo mostra que as restrições de mobilidade tiveram um impacto positivo significativo na redução de poluentes atmosféricos, destacando o valor potencial dos produtos de sensoriamento remoto como uma ferramenta crucial para apoiar o monitoramento da qualidade do ar.pt_BR
dc.description.resumoThe mobility restrictions implemented to control COVID-19, in addition to reducing disease transmission rates, resulted in improved air quality. Thus, given this scenario, this work aims to assess how mobility restrictions during the pandemic affected air quality in Brazil. In addition, the research seeks to determine how capable remote sensors are to monitor air quality in this region. For this purpose, an analysis of the impact of mobility restrictions on air quality was carried out considering the pollutants particulate matter (PM), carbon monoxide (CO), sulfur dioxide (SO2), nitrogen oxides (NOX), and ozone (O3). Mobility trend and atmospheric conditions data sets were also analyzed. For the evaluation of the sensor, tropospheric nitrogen dioxide (NO2) density data obtained from the TROPOspheric Monitoring Instrument (TROPOMI) sensor and Aerosol Optical Depth (AOD) from the Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) sensor were considered, seeking to evaluate their relationship with concentrations of NO2 and PM, respectively. Furthermore, AOD data from the Multi-Angle Implementation of Atmospheric Correction (MAIAC) were compared with those retrieved by the Dark Target (DT) and Deep Blue (DB) algorithms. The assessment of mobility restrictions in Brazil showed that, in general, there was an improvement in air quality during this period. During the first 30 days of restrictions, a substantial reduction in primary pollutants was observed, with CO concentrations decreasing by around 40% from average levels from 2015 to 2019. On the other hand, there was no substantial decrease in atmospheric pollutants for the State of São Paulo. Significant reductions were observed mainly in areas impacted by vehicle emissions, as is the case of the Metropolitan Region of São Paulo, which reached an average decrease of 29% in CO, 28% in NOX, 40% in NO, 19% in SO2, 15% in PM2.5 and 8% in PM10 concentrations. The atypical meteorological conditions between the evaluated years prevented assertively establishing the real impact of mobility restrictions on air quality in São Paulo. As for the remote sensing information, the AOD data obtained through the MAIAC algorithm showed low and non-significant correlations with MP (R<0.2 and α>0.05) for the state of São Paulo. For tropospheric NO2, good correlations were observed with ground-level concentrations; some stations even presented correlations greater than 0.80. The correlations between the NO2 data were generally stronger in densely populated places, consequently presenting more significant variability in the measured values. The evaluation of AOD retrieval algorithms revealed that all products display varying levels of dependence on land cover types, view geometry, and spatiotemporal aerosol loads. Overall, DB and MAIAC algorithms exhibited greater accuracy across a broader spectrum of land cover types. However, it is essential to note that these algorithms did not perform well in representing the urban class. Finally, the study shows that mobility restrictions had a significant positive impact on reducing air pollutants, highlighting the potential importance of remote sensing products as a crucial tool for supporting air quality monitoring.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMODISpt_BR
dc.subjectTROPOMIpt_BR
dc.subjectAerosol optical depthpt_BR
dc.subjectMobility restrictionpt_BR
dc.subjectAir qualitypt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subject.otherEngenharia sanitáriapt_BR
dc.subject.otherMeio ambientept_BR
dc.subject.otherAr - Qualidadept_BR
dc.subject.otherAr - Poluiçãopt_BR
dc.subject.otherCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subject.otherSensoriamento remotopt_BR
dc.titleFrom ground-level monitoring to remote sensing : a comprehensive assessment of air quality during COVID-19 mobility restrictionspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.embargo2025-06-30-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2970-5453pt_BR
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