Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57721
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A cultura africana na educação infantil - para além dos livros de literatura
Autor(es): Márcia Aparecida Gomes
Primeiro Orientador: Patrícia Maria de Souza Santana
Resumo: Este trabalho trata de uma das possibilidades de implementação da lei 10.639/2003 na educação infantil, envolvendo a linguagem artística plástica e discorrendo sobre as possibilidades e a importância da valorização da cultura e da arte negra para além dos livros de literatura infantil. O objetivo do trabalho é relatar uma prática pedagógica que possibilitou o conhecimento e a valorização de um aspecto da cultura africana, a arte moderna, desenvolvido a partir dos trabalhos do pintor Victor Ekpuk. Tendo em vista a preocupação existente em possibilitar um trabalho com as crianças, que vá além da literatura infantil, apresentamos um breve estudo sobre as crianças e a linguagem artística, a biografia do autor e suas obras, a valorização da cultura africana, para a construção da identidade da criança e a importância do projeto de intervenção desenvolvido visando a essa valorização. Este trabalho apresenta as intervenções realizadas durante um período de atuação junto a turma de crianças de 5 anos, no Anexo José Maria dos Mares Guia, localizado no Bairro Riacho, em Contagem/MG
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57721
Data do documento: 9-Abr-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcia Gomes.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons