Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/57727
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mayara Nicolau de Paula | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7319444862237756 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Cândida Trindade Costa de Seabra | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maurício Sartori Resende | pt_BR |
dc.creator | Cristiane Martins de Paula Luz | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3199819720841718 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T13:11:36Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T13:11:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57727 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, é apresentado um plano de curso intitulado Confraria do Texto: encontros para escrita, revisão e reescrita, elaborado para estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Com base na Metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa, fundamentada em Pilati (2017), esta proposta tem como principal objetivo o desenvolvimento de práticas de transformação do conhecimento linguístico implícito do aluno em conhecimento linguístico explícito. O formato do curso é o de uma oficina, na qual estudantes compartilham produções, leituras e promovem revisões. O curso está dividido em cinco unidades, nas quais são mobilizados conceitos de texto, fatores de textualidade e gêneros textuais (unidade 1); que envolvem a abordagem teórica sobre a revisão de texto (unidade 2), as bases para o trabalho com a análise linguística, verbo e vírgula (unidade 3), a análise da coesão e da coerência textuais (unidade 4), e que se encerra com o compartilhamento dos textos entre os estudantes e a realização da revisão desses textos pelos próprios alunos (unidade 5). Finalizada a revisão, parte-se para o momento da reescrita e do compartilhamento da experiência, encerrando-se com a entrega dos certificados aos estudantes. A proposta apresentada trabalha com uma nota única para a oficina, construída com a avaliação dos seguintes eixos: produção textual, oralidade/escuta, tópicos gramaticais e participação. Para a apresentação do conteúdo programático e das atividades a serem desenvolvidas, foram elaborados planos de aula articulados com a parte teórica mobilizada no desenvolvimento deste trabalho. Busca-se com a proposta um processo de ensino-aprendizagem do qual o aluno participe ativamente, com o qual ele identifique a língua em seu sistema. É nesse movimento que os processos de escrita, de leitura e de reescrita e as formas de interlocução ganham nova significação nas práticas escolares. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ | * |
dc.subject | revisão de texto | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | reescrita | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Confraria do texto: encontros para escrita, revisão e reescrita | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gramática e Ensino |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONFRARIA DO TEXTO Encontros para escrita, revisão e reescrita .pdf | 7.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons