Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57727
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mayara Nicolau de Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7319444862237756pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Cândida Trindade Costa de Seabrapt_BR
dc.contributor.referee2Maurício Sartori Resendept_BR
dc.creatorCristiane Martins de Paula Luzpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199819720841718pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-11T13:11:36Z-
dc.date.available2023-08-11T13:11:36Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57727-
dc.description.resumoNeste trabalho, é apresentado um plano de curso intitulado Confraria do Texto: encontros para escrita, revisão e reescrita, elaborado para estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Com base na Metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa, fundamentada em Pilati (2017), esta proposta tem como principal objetivo o desenvolvimento de práticas de transformação do conhecimento linguístico implícito do aluno em conhecimento linguístico explícito. O formato do curso é o de uma oficina, na qual estudantes compartilham produções, leituras e promovem revisões. O curso está dividido em cinco unidades, nas quais são mobilizados conceitos de texto, fatores de textualidade e gêneros textuais (unidade 1); que envolvem a abordagem teórica sobre a revisão de texto (unidade 2), as bases para o trabalho com a análise linguística, verbo e vírgula (unidade 3), a análise da coesão e da coerência textuais (unidade 4), e que se encerra com o compartilhamento dos textos entre os estudantes e a realização da revisão desses textos pelos próprios alunos (unidade 5). Finalizada a revisão, parte-se para o momento da reescrita e do compartilhamento da experiência, encerrando-se com a entrega dos certificados aos estudantes. A proposta apresentada trabalha com uma nota única para a oficina, construída com a avaliação dos seguintes eixos: produção textual, oralidade/escuta, tópicos gramaticais e participação. Para a apresentação do conteúdo programático e das atividades a serem desenvolvidas, foram elaborados planos de aula articulados com a parte teórica mobilizada no desenvolvimento deste trabalho. Busca-se com a proposta um processo de ensino-aprendizagem do qual o aluno participe ativamente, com o qual ele identifique a língua em seu sistema. É nesse movimento que os processos de escrita, de leitura e de reescrita e as formas de interlocução ganham nova significação nas práticas escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectrevisão de textopt_BR
dc.subjectaprendizagem ativapt_BR
dc.subjectreescritapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleConfraria do texto: encontros para escrita, revisão e reescritapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gramática e Ensino

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
CONFRARIA DO TEXTO Encontros para escrita, revisão e reescrita .pdf7.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons