Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/57727
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Confraria do texto: encontros para escrita, revisão e reescrita |
Autor(es): | Cristiane Martins de Paula Luz |
primer Tutor: | Mayara Nicolau de Paula |
primer miembro del tribunal : | Maria Cândida Trindade Costa de Seabra |
Segundo miembro del tribunal: | Maurício Sartori Resende |
Resumen: | Neste trabalho, é apresentado um plano de curso intitulado Confraria do Texto: encontros para escrita, revisão e reescrita, elaborado para estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Com base na Metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa, fundamentada em Pilati (2017), esta proposta tem como principal objetivo o desenvolvimento de práticas de transformação do conhecimento linguístico implícito do aluno em conhecimento linguístico explícito. O formato do curso é o de uma oficina, na qual estudantes compartilham produções, leituras e promovem revisões. O curso está dividido em cinco unidades, nas quais são mobilizados conceitos de texto, fatores de textualidade e gêneros textuais (unidade 1); que envolvem a abordagem teórica sobre a revisão de texto (unidade 2), as bases para o trabalho com a análise linguística, verbo e vírgula (unidade 3), a análise da coesão e da coerência textuais (unidade 4), e que se encerra com o compartilhamento dos textos entre os estudantes e a realização da revisão desses textos pelos próprios alunos (unidade 5). Finalizada a revisão, parte-se para o momento da reescrita e do compartilhamento da experiência, encerrando-se com a entrega dos certificados aos estudantes. A proposta apresentada trabalha com uma nota única para a oficina, construída com a avaliação dos seguintes eixos: produção textual, oralidade/escuta, tópicos gramaticais e participação. Para a apresentação do conteúdo programático e das atividades a serem desenvolvidas, foram elaborados planos de aula articulados com a parte teórica mobilizada no desenvolvimento deste trabalho. Busca-se com a proposta um processo de ensino-aprendizagem do qual o aluno participe ativamente, com o qual ele identifique a língua em seu sistema. É nesse movimento que os processos de escrita, de leitura e de reescrita e as formas de interlocução ganham nova significação nas práticas escolares. |
Asunto: | Língua portuguesa - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57727 |
Fecha del documento: | 26-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gramática e Ensino |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONFRARIA DO TEXTO Encontros para escrita, revisão e reescrita .pdf | 7.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons