Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57737
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Desafios para implementação da Lei 10.639/03 na escola
Autor(es): Juciara Antônia Capanema Baía Lima
primer Tutor: Cláudia Elizabete dos Santos
primer miembro del tribunal : Shirley Aparecida Miranda
Resumen: Este estudo procurou investigar os desafios que se apresentam à implementação da Lei 10.639/03 em uma escola da rede municipal de educação de Contagem. Adotou-se como abordagem metodológica projetos, pesquisas e um histórico de atividades na expectativa de apontar novas possibilidades de trabalho com a temática étnico-racial, tendo como objetivo melhorar as práticas educativas relacionadas à diversidade cultural presente na escola. A inclusão das práticas antirracistas no currículo escolar possibilita um trabalho de efetivo reconhecimento da valorização da população negra, resgatando a identidade, autoestima dos estudantes, professores (as) e toda a comunidade escolar, mostrando novas perspectivas para extinguir as diferenças sociais existente em nossa sociedade. Conclui-se que os desafios à implementação da Lei 10.639/03 na escola estudada estão relacionados principalmente, a estrutura escolar, a crença no “mito da democracia racial” e a oferta ainda reduzida de formação continuada para os professores.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57737
Fecha del documento: 9-abr-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Juciara Antônia Capanema Baía Lima.pdf1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons