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dc.contributor.advisor1Rodrigo Barreto Caldaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1350181357119160pt_BR
dc.contributor.referee1Denise Aparecida Barbosapt_BR
dc.creatorJackson Lopes Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7374619055882427pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-11T19:08:14Z-
dc.date.available2023-08-11T19:08:14Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57758-
dc.description.abstractThis work presents the structural dimensioning of the stringer beams of a metallic road viaduct and the cost comparison with a viaduct in prestressed concrete beams. It is common in design offices to doubt which solution to use for works of art, and a very relevant factor in this discussion is the cost of the structure. Thus, a quantitative comparison of a real project of a prestressed concrete viaduct that will be executed by VALE with a metallic structure viaduct that is the object of this study will be presented. For dimensioning, Brazilian standards and manuals from the Brazilian Center for Steel Construction – CBCA will be used. The quantity and final cost of the structure will be presented based on the System of Reference Costs of Works for the month of September 2022.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o dimensionamento estrutural das vigas longarinas de um viaduto rodoviário em aço e a comparação de custo com um viaduto em vigas de concreto protendido. É comum em escritórios de projeto a dúvida em qual solução ser utilizada para as obras de artes, e um fator bem relevante nessa discussão é o custo da estrutura. Assim, será apresentado um comparativo do quantitativo de um projeto real de um viaduto em concreto protendido que será executado pela VALE com um viaduto em estrutura metálica que é objeto desse estudo. Para o dimensionamento serão utilizadas as normas brasileiras e manuais do Centro Brasileiro da Construção em Aço – CBCA. O quantitativo e custo final da estrutura será apresentado com base na Sistema de Custos Referenciais de Obras para o mês de setembro de 2022.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Análise e Dimensionamento de Estruturas de Concreto Armado e Açopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectViaduto rodoviáriopt_BR
dc.subjectVigas metálicaspt_BR
dc.subjectConcreto protendidopt_BR
dc.subject.otherEngenharia de estruturaspt_BR
dc.subject.otherViadutospt_BR
dc.subject.otherVigaspt_BR
dc.subject.otherConcreto protendidopt_BR
dc.titleDimensionamento estrutural de um viaduto em viga mista e comparativo de custo com viga pré fabricada de concretopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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