Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeonardo Antonio Soarespt_BR
dc.creatorGonçalo Nuno de Pedrosa Santos Pirespt_BR
dc.date.accessioned2023-08-14T19:28:54Z-
dc.date.available2023-08-14T19:28:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume1pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage58pt_BR
dc.citation.epage77pt_BR
dc.identifier.issn26754592pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57805-
dc.description.abstractRegarding the three pillars that support the university, teaching, research and extension; we realize that the first two are clearly identifiable in the daily life of the university campus, thus the teaching takes place in the classrooms and many other didactic spaces; research in laboratories, onsite or in libraries. However, several researchers have identified the importance of the institution not departing from its commitment to society, thus the university extension has great relevance in this context, because its commitment to values such as social transformation, democratization of society and critical formation calls for university to establish a link with the surrounding community. This article focuses on the Project Incluir, UFMG, and its main objective is to analyze the participatory management and its importance as a factor of personal and professional growth of students and, mainly, the project volunteers. In order to achieve the objectives, authors such as Ruas and Romanini (2013), Vaz (2008), Sancho (1998; 2006) and Freire (2001) are used, as well as official documents that include the project creation manual itself. The data analysis showed that, through shared management and organization, the project is able to identify problems and serve the community effectively. Technological resources represent essential tools, not only for shared management, but for interaction and execution of tasks related to the maintenance of the courses offered. Finally, it was clear the high degree of satisfaction and integration between the volunteers and the project, what means more efficient service to the public served.pt_BR
dc.description.resumoCom relação aos três pilares da universidade, ensino, pesquisa e extensão, percebemos que as duas primeiras, são claramente identificáveis no cotidiano do campus universitário, sendo assim o ensino ocorrendo nas salas e em vários outros espaços didáticos; a pesquisa nos laboratórios, in loco ou nas bibliotecas. Porém, vários pesquisadores identificam a importância de a instituição não se afastar do compromisso com a sociedade, sendo assim a extensão universitária possui grande relevância nesse contexto, pois seu compromisso com valores como transformação social, democratização da sociedade e formação crítica e cidadã, convoca a universidade a estabelecer um elo com a comunidade que a cerca. Este artigo tem como foco de análise o Projeto Incluir, da UFMG, e seu objetivo principal é analisar a gestão participativa e sua importância como fator de crescimento pessoal e profissional dos educandos e, principalmente, dos voluntários do projeto. Para que os objetivos sejam atingidos foram usados autores como Ruas e Romanini (2013), Vaz (2008), Sancho (1998; 2006) e Freire (2001), além de documentos oficiais que incluem o próprio manual de criação do projeto em análise. Pela análise dos dados ficou comprovado que, através da gestão e organização compartilhada, o projeto é capaz de identificar problemas e atender à comunidade de forma eficaz, os recursos tecnológicos se mostram ferramentas essenciais, não comente para gestão compartilhada, mas para a interação e execução de tarefas ligadas à manutenção dos cursos ofertados. Por fim, ficou claro o alto grau de satisfação e integração entre os voluntários e o projeto, o que significa um atendimento mais eficiente ao público atendido.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista MultiAtualpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectVoluntariadopt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherProjetospt_BR
dc.subject.otherVoluntariado na educaçãopt_BR
dc.titleGestão, tecnologia compartilhada e voluntariado em um projeto de extensão de uma universidade pública: o projeto incluir na promoção da cidadaniapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.multiatual.com.br/2020/08/gestao-tecnologia-compartilhada-e.htmlpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3104-7090pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.