Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/57827
Tipo: | Dissertação |
Título: | Mudança e resistência à mudança na escola pública: análise de uma experiência de alfabetização "construtivista" |
Título(s) alternativo(s): | Change and resistance to change in public school: an analysis of a constructivist literacy experience |
Autor(es): | Isabel Cristina Alves da Silva Frade |
Primeiro Orientador: | Magda Becker Soares |
Resumo: | Este estudo analisa um processo de mudança e resistência à mudança na proposta de alfabetização de uma escola pública municipal, situada na periferia de Belo Horizonte. O processo de mudança teve sua origem na reflexão sobre o fracasso em alfabetização, pelas próprias alfabetizadoras, e caracterizou-se por tomar como referencial teórico alguns estudos mais recentes nas áreas da Lingüística, Sociolingüística e Psicolingüística, especialmente os de Emília Ferreiro. A mudança de paradigma científico não foi isolada de alterações na organização do trabalho escolar, de modificações no discurso das professoras alfabetizadoras, e da relação que essas profissionais passaram a estabelecer com o trabalho. O conjunto dessas mudanças possibilitou a configuração de um grupo que passou a criar outros modelos de atuação na escola. Isso encontrou resistência por parte de um outro grupo de professoras, que não aderiu às mudanças e que tinha outros modelos de atuação. Este trabalho analisa os impasses criados a partir dessas diferentes situações, buscando recuperar as diversas formas de engendramento dos processos de mudança e de resistência. Isso é feito a partir da confrontação do discurso e das práticas dos sujeitos, buscando "desvendar" a teia de significações, ou seja, as representações criadas a partir dos conflitos. A explicitação do universo e dos subuniversos de significação demonstra, de certa forma, a lógica dentro da qual ocorreram a mudança e a resistência. |
Abstract: | This study analyzes a process of change and resistance to change in the literacy proposal of a municipal public school in the outskirts of Belo Horizonte, Brazil. The change process emerged in the teachers' reflections on literacy failure. It is theoretically based on recent studies in Linguistics, Sociolinguistics, and Psycholinguistics, mainly those of Emília Ferreiro. The change in the scientific paradigm was not isolated from alterations in the school work organization, in teachers' discourse, and their relationship with work. The ensemble of these changes allowed the configuration of a group that started to create other action models in the school. This was met with resistance by part of a group of teachers who did not adopt the changes and followed other action models. This work analyzes the impasses created by these different situations, seeking to recover the varied ways of engendering change and resistance processes. We conducted this analysis by confronting the subjects' discourses and practices, seeking to unveil the web of meanings, i.e., the representations created from the conflicts. The explanation of the universe and sub-universes of meaning show, in a way, the logic within which change and resistance take place. |
Assunto: | Escolas publicas - Belo Horizonte Construtivismo (Educação) Alfabetização Sociolingüística |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57827 |
Data do documento: | 12-Mar-1993 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dssertação_Mudança e resistência à mudança na escola pública.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.