Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57830
Tipo: Dissertação
Título: Reflexões críticas sobre etarismo no ensino remoto de língua inglesa
Título(s) alternativo(s): Critical reflections on ageism in remote teaching of the English language
Autor(es): Laís Mariana do Nascimento
Primeiro Orientador: Andréa Machado de Almeida Mattos
Primeiro membro da banca : Fernanda Peçanha Carvalho
Segundo membro da banca: Erika Amâncio Caetano
Terceiro membro da banca: Leina Cláudia Viana Jucá (suplente)
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de obter e analisar as percepções de alunos do Ensino Médio Técnico sobre a discussão do tema “etarismo” na disciplina de língua inglesa. O desenvolvimento deste trabalho, assim como a geração de dados, foi afetado pela pandemia de COVID-19, uma vez que os alunos estavam, para a preservação da saúde de todos, sob o regime de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Apesar das circunstâncias adversas, a interpretação dos dados gerados, assim como o material didático desenvolvido para a prática da pesquisa, não se aplica apenas à modalidade remota, podendo ser adaptados ao ensino presencial. Isso porque esta pesquisa foi desenvolvida para levantar uma reflexão sobre como a sala de aula de língua inglesa pode contribuir não apenas para a aprendizagem do idioma, mas também para a desconstrução de preconceitos acerca do envelhecimento e da terceira idade sob a perspectiva do Letramento Crítico. Portanto, entendo que esse objetivo não é afetado pelo local onde a prática é desenvolvida, tampouco pela modalidade remota ou presencial. A relevância deste trabalho sustenta-se na negligência para com a pauta “etarismo” no ambiente escolar e, mais especificamente, no Ensino Médio, fato explicitado nos dados gerados por esta pesquisa. Foram ouvidos alunos do 1º ano do Ensino Médio Técnico do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, que compartilharam suas percepções sobre o envelhecimento e a terceira idade e sobre a importância dessa discussão no ambiente escolar e na disciplina de língua inglesa, o que insere esta pesquisa no paradigma qualitativo (DENZIN; LINCOLN, 2006). Os dados expostos neste trabalho indicam, em sua maioria, a ausência do “etarismo” como tópico de discussão durante o percurso escolar até o 1º ano do Ensino Médio. Por fim, o propósito deste trabalho é fazer uma contribuição intelectual para a Linguística Aplicada, inspirando eventuais novas pesquisas relacionadas ao seu tema.
Abstract: This research was developed with the purpose of obtaining and analyzing the perceptions of technical high school students on the discussion of the theme "ageism" in the English language discipline. The development of this research, as well as the data generation, was affected by the COVID-19 pandemic, since the students were, for the preservation of everyone's health, under the Emergency Remote Teaching (ERE) regime. Despite the adverse circumstances under which this research was conducted, the interpretation of the generated data, as well as the pedagogic material developed for the research practice, does not only apply to the remote modality, but can be adapted to face-to-face teaching. This is because this research was developed to raise a reflection on how the English language classroom can contribute not only to language learning, but also to the deconstruction of prejudices about aging and third age from the perspective of Critical Literacy approach. Therefore, I understand that this objective is not affected by the place where the practice is developed, either on the remote or face-to-face modality. The relevance of this research is based on the neglect of the “ageism” agenda in the school environment and, more specifically, in high school, an explicit fact in the data generated by this research. Students of the 1st year of technical high school at the Technical College of the Federal University of Minas Gerais were heard, who shared their perspectives about aging and third age and about the importance of this discussion in the school environment and in the English language discipline, which inserts this research in the qualitative paradigm (DENZIN; LINCOLN, 2006). The data presented in this report indicate, for the most part, the absence of “ageism” as a topic of discussion during the school journey up to the 1st year of technical high school. Finally, the purpose of this research is to make an intellectual contribution to Applied Linguistics, inspiring further research related to its theme.
Assunto: Língua inglesa – Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Língua inglesa – Ensino auxiliado por computador
Aquisição da segunda linguagem
Ensino a distância
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57830
Data do documento: 7-Jul-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões críticas sobre etarismo no ensino remoto de língua inglesa PDFA.pdf2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons