Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57832
Type: Tese
Title: Polêmicas no funcionamento do "Pré-PEC-G": análise de discursos dos sujeitos envolvidos no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação
Authors: Verônica Vinecký
First Advisor: Leandro Rodrigues Alves Diniz
First Referee: Ana Paula de Araujo Lopez
Second Referee: Mariana Jafet Cestari
Third Referee: Gabriela da Silva Bulla
metadata.dc.contributor.referee4: Marcela Dezotti Candido
Abstract: O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) é o mais antigo programa de cooperação educacional do Brasil voltado para um público internacional, por meio do qual se oferecem vagas de graduação para estudantes vindos de diferentes países do Sul global. Atualmente, é gerido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. No caso de candidatos oriundos de países onde o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) – pré-requisito para o ingresso na graduação – não é aplicado, é possível realizar, antes do início do Ensino Superior, um curso de Português como Língua Adicional (PLA) em uma das IES brasileiras credenciadas, frequentemente conhecido como curso Pré-PEC-G. A presente tese de doutorado objetiva analisar as polêmicas discursivas em jogo – explicitamente formuladas ou não – no funcionamento do Programa, buscando visibilizar as vozes dos agentes envolvidos no Pré-PEC-G, isto é: (1) gestores do Programa no MRE e no MEC; (2) coordenadores e/ou professores de PLA para o Pré-PEC-G; (3) corpo discente do curso de PLA para o Pré-PEC-G. Para tanto, filiamo-nos à Linguística Aplicada Indisciplinar e à Análise do Discurso francesa, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativista. Construímos nosso corpus de pesquisa a partir de três conjuntos de materiais: (i) documentação oficial que trata do PEC-G, desde o seu início até os dias de hoje; (ii) trabalhos acadêmicos sobre o programa, bem como uma carta endereçada ao MEC e ao MRE, redigida por docentes e coordenadores de cursos de PLA no âmbito do Pré-PEC-G; (iii) entrevistas com gestores do MRE, MEC e estudantes do Pré-PEC-G e PEC-G. Quatro aspectos polêmicos emergiram em nosso percurso analítico: (1) “Estudante Pré-PEC-G” x “estudante PEC-G”: mesmo estatuto?; (2) o Pré-PEC-G: possíveis violações de direitos humanos x iniciativa de sucesso; (3) a diversidade dos cursos de PLA no Pré- PEC-G nas IES: razão de “desespero” ou de “enriquecimento”?; (4) "É óbvio que a gente não tem meios para deliberar sobre isso": jogos de (des)responsabilização. Tais aspectos polêmicos evidenciam que os discursos emergem de posições discursivas antagônicas: de um lado, gestores do MEC e do MRE; de outro, coordenadores e professores de PLA, e estudantes do Pré-PEC-G e PEC-G. Concluímos que, no lugar de silenciá-las, as polêmicas aqui focalizadas – marcadas, inclusive, pelo funcionamento da interincompreensão discursiva (MAINGUENEAU, 2008) – precisam ser cada vez mais visibilizadas, como condição sine qua non para o fortalecimento do PEC-G como uma política pública de internacionalização das IES, de diplomacia cultural e de diálogo entre o Brasil e outros países do Sul Global.
Abstract: The Exchange Programme for Undergraduate Students (PEC-G) is the longestrunning educational cooperation program in Brazil aimed at an international audience, through which undergraduate vacancies are offered to students from different countries of the global South. It is currently managed by the Ministry of Foreign Affairs (MRE) and the Ministry of Education (MEC) in partnership with Brazilian Higher Education Institutions (HEIs). Candidates from nations where the Certificate of Proficiency in Brazilian Portuguese (Celpe-Bras), a requirement for admission to graduate, is not applied, may enroll in a Portuguese as an Additional Language (PLA) course at one of the recognized Brazilian HEIs, often known as a Pre-PEC-G course, before beginning Higher Education. This doctoral thesis seeks to make the voices of the Pre-PEC-G agents visible by analyzing the controversies at stake in the operation of the Program, whether they have been explicitly stated or not. These agents include: (1) Program managers in the MRE and MEC; (2) PLA coordinators and/or professors for Pre-PEC-G; (3) PLA student body for Pre-PEC-G. To do so, we combine Indisciplinary Applied Linguistics and French Discourse Analysis from a qualitative and interpretive standpoint. We built our research corpus from three sets of materials: (i) official documentation dealing with PEC-G, from its inception to the present day; (ii) academic papers on the program, as well as a letter addressed to the MEC and the MRE, written by professors and PLA course coordinators within the scope of the PrePEC-G; (iii) interviews with MRE, MEC and Pre-PEC-G and PEC-G students. Four contentious issues emerged during our analytical path: (1) “Pre-PEC-G student” x “PEC-G student”: same status?; (2) Pre-PEC-G: possible violations of human rights x successful initiative; (3) The diversity of PLA courses in Pre-PEC-G in HEIs: reason for “desperation or “enrichment”?; (4) “It is obvious that we do not have the means to deliberate on this.”: games of (dis)accountability. Such controversial aspects demonstrate that the discourses emerge from antagonistic discursive positions: on the one hand, MEC and MRE managers; on the other hand, PLA coordinators and professors, and Pre-PEC-G and PEC-G students. We concluded that, rather than being silenced, the polemics highlighted here – marked, among other things, by the functioning of discursive inter incomprehension (MAINGUENEAU, 2008) – must be made more visible, as a sine qua non condition for the strengthening of the PEC-G as a public policy for the internationalization of HEIs, cultural diplomacy and dialogue between Brazil and other countries in the Global South.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros
Aquisição da segunda linguagem
Política linguística – Brasil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57832
Issue Date: 2-Mar-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons