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dc.contributor.advisor1Yone Maria Gonzagapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4573656745626099pt_BR
dc.contributor.referee1Andreia Rosalina Silvapt_BR
dc.creatorMaria José de Morais Murtapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-16T14:50:20Z-
dc.date.available2023-08-16T14:50:20Z-
dc.date.issued2016-04-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57836-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa reflete a continuação da caminhada que atualmente vem sendo desenvolvida na Biblioteca Ieda Dias da Silva com o intuito de combater o racismo e a discriminação e contribuir para a formação da identidade étnico-racial dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Domingos Diniz Moreira e Anexo Mariângela Bonfim Frederico, ambas localizadas no Município de Contagem, Minas Gerais. Ele foi iniciado há cinco anos, partiu das inquietações da pesquisadora em solucionar situações conflituosas de preconceito vivenciados no ambiente da Biblioteca Escolar e está progredindo para uma contribuição mais ampla e duradoura na formação dos alunos. Neste sentido, pesquisar a influência dos livros e histórias na formação da identidade étnico-racial das crianças possibilitou a melhoria das práticas pedagógicas adotadas na Biblioteca Escolar e ressignificou as experiências e metodologias, permitindo que os alunos conhecessem mais facilmente sua pertença étnico-racial e conseguissem formar sua identidade de forma mais coesa e positiva. Para obtenção dos resultados esperados, foram adotados métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa, que possibilitaram a aferição da situação atual das crianças e a qualidade do que lhes é transmitido, e posteriormente, a confrontação e análise dos dados obtidos a partir da intervenção. A pesquisa ação teve natureza exploratória, permitindo que se conhecesse mais profundamente a realidade dos alunos e a participação das histórias e livros na formação da pertença étnico-racial; e foi embasada no estudo de casos por amostragem e em exposição bibliográfica sobre o tema.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectRessignificarpt_BR
dc.subjectPertencimentopt_BR
dc.subjectÉtnico-racialpt_BR
dc.subjectIdentidade positivapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectLivros e históriaspt_BR
dc.titleA literatura na formação positiva da identidade étnico-racialpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

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