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http://hdl.handle.net/1843/57890
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Formação Técnica pelo PRONERA no Acre: Potencialidades e desafios |
Authors: | Evilazio Couto Braga |
First Advisor: | Charles Moreira Cunha |
Abstract: | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa documental que se propôs a realizar um estudo preliminar de um projeto educacional executado no Estado do Acre, no período de 2007 a 2010, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Esse projeto, denominado “Projeto de Educação Profissional para a Reforma Agrária – Curso Técnico Agroflorestal”, executado por meio de um convênio entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr (IDM), objetivava formar 120 jovens e adultos dos projetos de assentamento da Reforma Agrária no Acre, em Técnicos Agroflorestais. A documentação referente a formalização do convênio e a execução do projeto estão autuados em um processo administrativo na Superintendência Regional do INCRA no Acre (SR14/AC), identificado pelo número 54260.001876/2007-16. A pesquisa foi realizada por meio da análise dos relatórios de execução do projeto elaborados pela instituição de ensino, os relatórios de acompanhamento elaborados pela equipe local do PRONERA, atas, despachos e pareceres autuados no processo. Além desses documentos, foram analisados o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino e o Plano de Curso. A pesquisa buscou identificar as potencialidades e os desafios da formação profissional no âmbito do PRONERA no Acre. Além disso, a pesquisa analisou se o projeto foi realizado em conformidade com os princípios desse programa e com as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. O estudo identificou que, ainda que não na sua totalidade, mas em maior ou menor medida os princípios do PRONERA e a Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo foram contemplados em sua realização. Nesse sentido, o estudo concluiu que são grandes as potencialidades da formação profissional dos sujeitos do campo da Reforma Agrária pelo PRONERA no Acre, mas que são igualmente grandes os desafios. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação do Campo |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57890 |
Issue Date: | 30-Oct-2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação do Campo |
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