Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57892
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Autoexílio e pátria literária em Los Eunucos Inmortales de Oswaldo Reynoso |
Other Titles: | Self-exile and Literary Homeland in Los Eunucos Inmortales by Oswaldo Reynoso |
Authors: | Lara Poenaru Rômulo Monte Alto |
Abstract: | Este artigo discute os reflexos do autoexílio no livro Los Eunucos Inmortales (1995) do escritor peruano Oswaldo Reynoso. Considerando a hipótese defendida por Torres (2016) de que a prosa de Reynoso, após o exílio, pode ser lida desde uma segunda onda criativa, caracterizada pela linguagem poética que visa ao descobrimento da identidade, analisaram-se três inovações no romance: o paralelismo entre Lima e Pequim; a construção da imagem do estrangeiro; o viés antropológico adotado para se pensar pátria e identidade. Se anteriormente Reynoso buscava a liberdade a partir da crítica visceral ao capitalismo, agora muda-se o objeto de sua procura vital, desencadeada após a frustração do regime maoísta. Para o narrador, a liberdade, agora entendida como felicidade, passa a se encontrar na literatura e não na realidade, o que o leva a propor que sua identificação nacional não se alinha mais à pátria geográfica, mas à pátria literária. |
Abstract: | This paper discusses the reflexes of self-exile in the book Los Eunucos Inmortales (1995) written by Peruvian author Oswaldo Reynoso. Considering the hypothesis defended by Torres (2016) that Reynoso’s prose, after exile, can be read from a second creative wave, characterized by the poetic language aimed at the discovery of identity, three novel innovations were analyzed: parallelism between Lima and Beijing; the construction of the foreigner’s image; the anthropological bias adopted to think of homeland and identity. If Reynoso previously sought freedom from a visceral criticism of capitalism, now the object of his vital search, triggered after the frustration of the Maoist regime, changes. For the narrator, freedom, now understood as happiness, comes to be found in literature and not in reality, which leads him to propose that his national identification is no longer aligned with the geographical homeland, but with the literary homeland. |
Subject: | Literatura peruana - História e crítica Reynoso, Oswaldo, 1931 - 2016 - Los eunucos inmortales - Crítica e interpretação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.26986 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57892 |
Issue Date: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/26986 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Aletria: revista de estudos de literatura |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Autoexílio e pátria literária em Los Eunucos Inmortales de Oswaldo Reynoso.pdf | 324.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.