Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57896
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Patricia de Sousa Vianna | pt_BR |
dc.creator | Roberto Gonzalez Duarte | pt_BR |
dc.creator | Rafael Marques Pessoa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-17T16:07:53Z | - |
dc.date.available | 2023-08-17T16:07:53Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.issue | 43 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.21714/2177-2576EnANPAD2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-2576 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57896 | - |
dc.description.resumo | Este artigo analisa a dinâmica da interação entre quatro lógicas institucionais na educação corporativa do Banco do Brasil. A partir de um framework baseado nos conceitos de complexidade institucional (Thorton et al., 2012), lógicas institucionais (Goodrick e Reay, 2011) e mundos de valor (Boltanski e Thévenot, 2006), realizou-se um estudo de caso longitudinal (1965-2018), a partir de dados secundários e primários, além de observação. O estudo evidenciou: (i) a influência simultânea e duradoura de múltiplas lógicas sobre uma prática organizacional e (ii) a necessidade de se analisar as interações entre os elementos gramaticais de valor das lógicas, ocorridas nas interfaces das constelações, a fim de se compreender a trajetória da prática organizacional ao longo do tempo. Propõe-se um modelo para se estudar as manifestações lógicas institucionais nas práticas organizacionais, utilizando a gramática de valor de Boltanski e Thévenot (2006). Baseado na complementariedade entre os princípios lógicos institucionais e as ordens de valor (Cloutier e Langley, 2013), desenvolveu-se a ?Gramática Lógica da Prática Educativa?, que é uma abordagem inovadora para identificar e analisar as manifestações lógicas institucionais na prática organizacional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Complexidade institucional | pt_BR |
dc.subject | Constelação lógica institucional | pt_BR |
dc.subject | Interface institucional | pt_BR |
dc.subject | Mundos de valor | pt_BR |
dc.subject | Educação Corporativa | pt_BR |
dc.subject.other | Administração de empresas | pt_BR |
dc.title | A dinâmica da interação das lógicas institucionais na educação corporativa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://arquivo.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=MjY0NzY= | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Dinâmica da Interação das Lógicas Institucionais na Educação Corporativa.pdf | 2.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.