Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57896
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPatricia de Sousa Viannapt_BR
dc.creatorRoberto Gonzalez Duartept_BR
dc.creatorRafael Marques Pessoapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-17T16:07:53Z-
dc.date.available2023-08-17T16:07:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue43pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21714/2177-2576EnANPAD2019pt_BR
dc.identifier.issn2177-2576pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57896-
dc.description.resumoEste artigo analisa a dinâmica da interação entre quatro lógicas institucionais na educação corporativa do Banco do Brasil. A partir de um framework baseado nos conceitos de complexidade institucional (Thorton et al., 2012), lógicas institucionais (Goodrick e Reay, 2011) e mundos de valor (Boltanski e Thévenot, 2006), realizou-se um estudo de caso longitudinal (1965-2018), a partir de dados secundários e primários, além de observação. O estudo evidenciou: (i) a influência simultânea e duradoura de múltiplas lógicas sobre uma prática organizacional e (ii) a necessidade de se analisar as interações entre os elementos gramaticais de valor das lógicas, ocorridas nas interfaces das constelações, a fim de se compreender a trajetória da prática organizacional ao longo do tempo. Propõe-se um modelo para se estudar as manifestações lógicas institucionais nas práticas organizacionais, utilizando a gramática de valor de Boltanski e Thévenot (2006). Baseado na complementariedade entre os princípios lógicos institucionais e as ordens de valor (Cloutier e Langley, 2013), desenvolveu-se a ?Gramática Lógica da Prática Educativa?, que é uma abordagem inovadora para identificar e analisar as manifestações lógicas institucionais na prática organizacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComplexidade institucionalpt_BR
dc.subjectConstelação lógica institucionalpt_BR
dc.subjectInterface institucionalpt_BR
dc.subjectMundos de valorpt_BR
dc.subjectEducação Corporativapt_BR
dc.subject.otherAdministração de empresaspt_BR
dc.titleA dinâmica da interação das lógicas institucionais na educação corporativapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://arquivo.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=MjY0NzY=pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Dinâmica da Interação das Lógicas Institucionais na Educação Corporativa.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.