Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57927
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dc.creatorThaís Alves dos Santospt_BR
dc.creatorAntônio Artur de Souzapt_BR
dc.creatorGabriel Rodrigo Gomes Pessanhapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T16:54:40Z-
dc.date.available2023-08-18T16:54:40Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue53pt_BR
dc.identifier.isbn2177-3866pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57927-
dc.description.resumoIntrodução A principal atuação da governança corporativa consiste em estabelecer mecanismos de transparência que visam atenuar as assimetrias informacionais entre empresas e o mercado financeiro. O objetivo é garantir a sustentabilidade financeira corporativa, além proporcionar ganhos de eficiência e competitividade às organizações. Desse modo, a governança corporativa pode ser considerada um código de boas práticas, ou seja, um conjunto de normas que asseguram aos proprietários, acionistas e investidores que seus interesses serão atendidos. Problema de Pesquisa e Objetivo O extensivo número de exigências a se cumprir faz com que as empresas sejam classificadas, por investidores, como empresas com boas práticas de gestão. Assim, surge a necessidade de se criar um índice de governança corporativa para que seja possível classificar as empresas do mercado acionário brasileiro. Portanto, este trabalho, apresenta como objetivo desenvolver um índice fundamentado nos mecanismos de governança corporativa para o mercado acionário brasileiro. Fundamentação Teórica Os conflitos entre gestores e proprietários são denominados problemas de agência. O estudo desta relação de agência tem como marco o trabalho de Jensen e Meckling (1976), no qual, afirmam que uma relação de agência nada mais é do que um contrato firmado entre o proprietário/investidor e o agente/gestor. Desta forma, Blair (1998) define governança corporativa como sendo mecanismos que as empresas utilizam para determinar processos que irão alinhar os interesses em conflito entre os acionistas e gestores. Estes mecanismos podem ser caracterizados como princíios de governança corporativa. Metodologia A amostra deste trabalho foi formada por empresas com ações negociadas na B3, no período de 2010 a 2016. A amostra inicial apresentou 449 empresas, envolvendo todos os setores existentes na bolsa brasileira, que após seleção, resultou em 116 empresas pertencentes a 39 setores de atividade econômica. Foram coletados dados finaneiros e não-financeiros das empresas para a utilização da técnica de análise de componentes principais para a construção do índice de governança. As variáveis foram classificadas em cinco dimensões que pautadas nos princípios de governança corporativa. Análise dos Resultados A equação do índice de governança construído apresenta participação de cada uma das variáveis utilizadas no trabalho. Desta forma, os resultados apresentados mostraram que a participação das dimensões na formação do índice de governança foram: composição do conselho de administração com 26,02%; divulgação e transparência da informação com 22,59%; incentivo aos administradores com 19,88%; direito dos acionistas com 15,82%; e, estrutura de propriedade e controle com 15,71%. Conclusão Os resultados apontaram que a dimensão e governança com maior peso no índice foi a composição do conselho de administração. Este é o órgão responsável por garantir o direcionamento estratégico da empresa, visando sempre à garantia dos interesses dos seus acionistas. Portanto, ele pode fiscalizar e propor as condutas de governança corporativa. Todavia esse resultado difere um pouco dos resultados encontrados em outros trabalhos, como, por exemplo o trabalho de Correia (2008). É interessante destacar que nenhuma dimensão apresentou participação na composição do índice de forma discrepante.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSEMEAD Seminários em Administraçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectAnálise de componentes principaispt_BR
dc.subjectÍndice de Governança Corporativapt_BR
dc.subject.otherGovernança corporativapt_BR
dc.subject.otherMercado financeiropt_BR
dc.titleÍndice de governança corporativa para empresas do mercado acionário brasileiropt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://login.semead.com.br/22semead/anais/arquivos/1178.pdfpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

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