Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57990
Tipo: Dissertação
Título: Além do "quarteto fantástico": a diversificação dos conteúdos da educação física por meio de um planejamento participativo
Autor(es): Marcelo Moura Mendel
primer Tutor: Kátia Lúcia Moreira Lemos
Resumen: O planejamento faz parte da função do professor para organização do seu conteúdo a ser ministrado, mas isso nem sempre é possível ao considerar o ambiente escolar e sua disponibilidade. A metodologia da presente pesquisa contou com uma amostra composta por 20 alunos do 9º ano turma A da Escola Municipal Doutor Xenofonte Mercadante localizada na cidade de Orizânia – MG. Os estudantes responderam a uma entrevista sobre quais os motivos da não participação nas aulas de EF, a partir das respostas, verificou-se que a repetição de conteúdos era o principal motivo a causar um desconforto aos discentes em participar das aulas. Também foi elaborado um questionário com o objetivo de obter um maior número de informações sobre os alunos, gerando subsídios para entender a sua realidade socioeconômica e cultural, assim como, suas expectativas quanto ao componente curricular da EF. Através de 28 questões, entre fechadas e abertas, impressas em uma folha de papel A4, foi estipulado o tempo de 20 minutos para responder. Todos os alunos responderam às perguntas antes do término do tempo e não deixaram de responder nenhum questionamento. Buscou-se então, a criação de uma Unidade Didática a ser desenvolvida em um período de 26 aulas. Onde proporcionou-se ao aluno o protagonismo na elaboração do planejamento com o intuito de diminuir o afastamento das aulas e, ao ter o estudante como coautor na elaboração da Unidade Didática também contemplar um número maior de práticas corporais desenvolvidas nas aulas. No início da realização da pesquisa, notou-se uma certa insegurança dos alunos sobre se de fato eles teriam uma voz ativa na escolha dos conteúdos e se, de fato, os mesmos seriam tratados nas aulas. A desconfiança prematura, logo foi superada e não serviu de empecilho para a elaboração e desenvolvimento da Unidade Didática. A presente pesquisa teve como objetivo investigar os motivos que causam o afastamento dos alunos das aulas de Educação Física (EF) à medida que avançam nos anos escolares, além de buscar o entendimento de como a EF vem sendo tratada dentro da escola, em especial, do ponto de vista do desenvolvimento pedagógico e, como os alunos da Escola Doutor Xenofonte Mercadante percebem o componente curricular dentro de sua vida acadêmica. Por meio da análise dos resultados atingidos, ficou comprovado que o afastamento dos alunos em relação às aulas de EF diminuiu e ainda foi possível contemplar práticas corporais dentro da escola que jamais os alunos tinham vivenciado. A pesquisa comprovou que pode ocorrer o abandono de práticas que tem o esporte como conteúdo hegemônico dentro das aulas de Educação Física. Assim como também, foi pertinente possibilitar ao aluno o protagonismo em seu processo de aprendizagem.
Abstract: Planning is part of the teacher's role in organizing the content to be taught, but this is not always possible when considering the school environment and its availability. The methodology of the present research had a sample composed of 20 students of the 9th grade, class A of the Municipal School Doutor Xenofonte Mercadante located in the city of Orizânia - MG. The students answered a questionnaire about the reasons for not participating in the PE classes, based on the answers, it was verified that the repetition of contents was the main reason causing discomfort to the students in participating in the classes. The questionnaire was designed with the aim of obtaining more information about the students, generating subsidies to understand their socioeconomic and cultural reality, as well as their expectations regarding the curricular component of PE. Through 28 questions, between closed and open, printed on an A4 sheet of paper, a time of 20 minutes was stipulated to answer. All students answered the questions before the end of time and did not fail to answer any questions. The aim was then to create a Didactic Unit to be developed over a period of 26 classes. Where the student was given the protagonism in the elaboration of the planning in order to reduce the distance from classes and, by having the student as co-author in the elaboration of the Didactic Unit, also contemplate a greater number of corporal practices developed in the classes. At the beginning of the research, it was noticed a certain insecurity of the students about whether they would in fact have an active voice in the choice of contents and if, in fact, they would be treated in class. The premature mistrust was soon overcome and did not serve as an obstacle to the elaboration and development of the Didactic Unit. This research aimed to investigate the reasons that cause students to withdraw from Physical Education (PE) classes as they progress through the school years, in addition to seeking to understand how PE has been treated within the school, in particular, from the point of view of pedagogical development and, how the students of the Doutor Xenofonte Mercadante School perceive the curricular component within their academic life. Through the analysis of the achieved results, it was proved that the distance between the students and PE classes decreased and it was still possible to contemplate body practices within the school that the students had never experienced. The research proved that practices that have sport as a hegemonic content within Physical Education classes can occur. As well as, it was pertinent to enable the student to play a leading role in their learning process.
Asunto: Professores de educação física
Educação física - estudo e ensino
Didática
Práticas de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57990
Fecha del documento: 26-may-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação Marcelo Mendel - final..pdf7.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.