Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58032
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aldo Giuntini de Magalhãespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0067684613389384pt_BR
dc.contributor.referee1Danielle Meireles de Oliveirapt_BR
dc.creatorFernanda Braga Guerrapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-21T19:28:16Z-
dc.date.available2023-08-21T19:28:16Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58032-
dc.description.abstractThis study aims to compare the effective management actions in the quality management of civil engineering projects in the public and private sectors, through theoretical and practical techniques, in order to indicate the best parameters that will collaborate in the delivery of a satisfactory result to users in both the public and private sectors. The limitations of the continuous use of the tools used and/or improved during the processes and activities determine the quality or not of the projects, and arouse motivation for the study, which is increasingly being incorporated into the planning and control of public and private companies. To this end, exploratory and descriptive research was used, with the addition of the instrument of interviews conducted by digital forms, for professionals in the area of engineering, both in the public and private sectors. The theory shows that the public sector is more bureaucratic and focuses on meeting the diversity of requests from citizens, while the private sector aims for profit and the financial market. In the practical part, there is the search for information about what the bottlenecks are to achieve improvements in quality management. In this way, the study aims to identify the incorporation of efficient methods that provide the speed of processes and investments, without being discontinued, especially in relation to political interests. There is an enormous longing for the search of theoretical and practical techniques that can collaborate to improve these results.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo comparar as ações de gestão eficazes no gerenciamento da qualidade de projetos de engenharia civil no setor público e no setor privado, através de técnicas teóricas e práticas, de forma a indicar os melhores parâmetros que venham a colaborar na entrega de um resultado satisfatório aos usuários tanto no setor público quanto privado. Os limitadores do uso contínuo de ferramentas utilizadas e/ou aprimoradas no decorrer dos processos e atividades, determinam a qualidade ou não dos projetos, e despertam a motivação para o estudo que cada dia mais vem sendo incorporado no planejamento e controle de empresas públicas e privadas. Para tanto, recorreu-se à pesquisa exploratória e descritiva, acrescido do instrumento de entrevista realizadas via formulários digitais, para profissionais da área de engenharia, tanto no setor público quanto privado. Com a teoria percebe-se que o setor público é mais burocratizado e tem o foco em atender a diversidade de solicitações dos cidadãos, e já o setor privado visa o lucro e o mercado financeiro. Na parte prática, há a busca pela obtenção da informação sobre quais são os gargalos para alcançar melhorias na gestão de gerenciamento da qualidade. Desse modo, o estudo preconiza identificar a incorporação de métodos eficientes e que proporcionem a celeridade dos processos e investimentos, sem que sejam descontinuadas, principalmente em relação a interesses políticos. Há um enorme anseio por busca de técnicas teóricas e práticas que possam colaborar para melhoria desses resultados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVILpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Construção Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGerenciamento de projetospt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectSetor privadopt_BR
dc.subjectAçõespt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subject.otherConstrução civilpt_BR
dc.subject.otherAdministração de projetospt_BR
dc.subject.otherProjetos de engenhariapt_BR
dc.subject.otherSetor publicopt_BR
dc.subject.otherSetor privadopt_BR
dc.subject.otherGestão de projetospt_BR
dc.titleComparativo do gerenciamento da qualidade de projetos de engenharia civil no setor público e privadopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Construção Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Braga Guerra - Monografia - versão final.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.