Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58129
Tipo: Tese
Título: Exploring interactions in vehicular networks
Título(s) alternativo(s): Explorando interações em redes veiculares
Autor(es): Felipe Domingos da Cunha
Primeiro Orientador: Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
Primeiro Coorientador: Raquel Aparecida de Freitas Mini
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Aline Carneiro Viana
Primeiro membro da banca : Luiz Henrique Andrade Correia
Segundo membro da banca: João Guilherme Maia de Menezes
Terceiro membro da banca: Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo
Quarto membro da banca: Leandro Aparecido Villas
Quinto membro da banca: Ana Paula Couto da Silva
Resumo: Vehicular Networks (VANETs) have emerged as an exciting research and application area. Increasingly vehicles are being equipped with embedded sensors, processing, and wireless communication capabilities, opening a myriad of possibilities for powerful and potentially life-changing applications for safety, efficiency, comfort, public collaboration, and participation while on the road. Although considered a particular case of a Mobile Ad Hoc Network, VANETS hold a vital feature - the possibility to positively influence people's life decisions. Therefore, these networks present specific features, such as highly dynamic topology and intermittent connectivity due to high-speed vehicles and high vehicle density variation. Therefore, designing any protocol and service in this scenario is challenging. During their trajectories, using interactions among vehicles and roadside units, the vehicles can communicate with one another or with other networks. Moreover, vehicles can perform different activities when interacting with other entities (e.g., mobile devices, sensors). In this work, we study the interactions among the vehicles and the other entities in VANETs. In this context, we intend to understand how these interactions happen to promote better services and protocols for VANETs. Thus, the main contributions of this work are: firstly, we identify the main vehicular network entities and how these entities can interact among themselves. Moreover, we present a description of the different factors that impact those interactions and which application types are produced through those interactions. Then, through complex network concepts and statistical techniques, we present a detailed analysis of vehicular traces found in the literature to characterize vehicle interactions. Through this analysis, we verify that there is an excellent influence on the driver's behavior and routine in vehicular interactions. Also, we present a solution for data dissemination in vehicular networks aware of the interactions and the vehicle's behavior. Simulation results showed that our solution achieves a high delivery rate, reducing the delay and the overhead in the message delivery.
Abstract: Nos últimos anos, as Redes Veiculares (VANETs) surgiram como uma área atraente de aplicação e pesquisa. Cada vez mais os veículos estão equipados com sensores, capacidade de processamento e recursos para comunicação sem fio, que abrem uma gama de possibilidades para aplicações destas redes no dia-a-dia dos seres humanos. Assim, as VANETs têm um grande potencial de mudar a vida de seus usuários, provendo serviços de segurança, informação, localização, entretenimento, conforto, etc. As VANETs se diferenciam das demais redes, pois seu uso pode influenciar fortemente nas decisões dos condutores, evitando a morte de muitas pessoas. Além disso, essas redes apresentam características bem peculiares como: topologia altamente dinâmica, conectividade intermitente, alta velocidade de movimentação dos veículos e grandes variações na densidade de veículos em circulação, que se tornam grandes desafios para o projeto de qualquer tipo de protocolo e serviço. Durante suas trajetórias, por meio das interações entre veículos e as estações de acesso, os veículos podem ser comunicar uns com os outros e com outras redes. Além disso, através das interações com outras entidades (sensores, dispositivos móveis), os veículos podem realizar diferentes atividades. Neste trabalho, estudamos as interações entre os veículos e as demais entidades numa VANET. Neste contexto, pretende-se entender como essas interações acontecem, a fim de prover melhor serviços e protocolos para redes veiculares. Assim, as principais contribuições deste trabalho são: primeiramente, identificamos as principais entidades de uma rede veicular e como elas podem interagir entre si. Além disso, apresentamos uma descrição dos diferentes fatores que têm um impacto sobre essas interações, e os tipos de aplicações que podem ser produzidos através delas. Em seguida, apresentamos a partir dos conceitos de redes complexas e técnicas estatísticas, uma análise detalhada de traces de veículos encontrados na literatura, com o intuito de caracterizar as interações entre os veículos. Através dessa análise foi verificado a existência de uma grande influência do comportamento do condutor e sua rotina nas interações realizadas pelos veículos. Também foi apresentado uma solução para disseminação de dados em redes veiculares ciente das interações existentes e do comportamento dos veículos. Resultados de simulação mostraram que nossa solução alcança uma alta taxa de entrega, reduzindo o atraso e o overhead na entrega das mensagens.
Assunto: Computação – Teses
Redes veiculares - Teses
Sistemas de comunicação sem fio – Teses
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58129
Data do documento: 23-Jun-2016
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
minha_tese.pdf5.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.