Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58176
Type: Artigo de Periódico
Title: Fatores facilitadores, principais dificuldades e estratégias empregadas no aleitamento materno de bebês com síndrome de down: uma revisão sistemática
Other Titles: Facilitating factors, main difficulties and strategies used in breastfeeding of Down syndrome infants: a systematic review
Authors: Lorena Garcia Evangelista
Renata Maria Moreira Moraes Furlan
Abstract: Objetivo: Investigar, na literatura, as principais dificuldades encontradas no aleitamento materno de bebês com síndrome de Down, os fatores facilitadores e as estratégias utilizadas para melhorar a amamentação desses bebês. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados PubMed, SciELO e BVS. Os termos utilizados foram síndrome de Down e aleitamento materno e seus correspondentes em inglês e espanhol. Critérios de seleção: Foram incluídos artigos originais que abordaram o aleitamento materno na síndrome de Down, publicados em português, inglês ou espanhol, de janeiro de 1998 a dezembro de 2018. Foram consideradas informações referentes ao ano de publicação, país de realização da pesquisa, amostra, dificuldades percebidas na amamentação, fatores facilitadores, estratégias, metodologia e resultados. Resultados: Foram encontradas 758 referências, das quais, seis contemplaram os critérios de seleção propostos. Estado emocional materno frente ao impacto da notícia, especificidades do bebê, dificuldades de sucção, internações frequentes e falta de apoio e conhecimento por parte dos profissionais de saúde foram aspectos que dificultaram a amamentação. Os principais fatores facilitadores citados foram experiência prévia e apoio familiar e profissional. Como estratégias diretas, foram apontadas a estabilização da cabeça e da mandíbula do bebê durante a mamada. As estratégias indiretas citadas relacionaram-se à capacitação profissional e intervenção multidisciplinar precoce. Conclusão: Concluiu-se que as dificuldades na amamentação são provenientes da condição do bebê e da mãe. Experiência materna prévia e apoio familiar foram citados como facilitadores do aleitamento. As principais estratégias recomendadas foram indiretas e relacionadas com melhoria do sistema de saúde.
Abstract: Purpose: To investigate in the literature the main difficulties related to breastfeeding in babies with Down syndrome, facilitating factors and indicated strategies. Methods: A systematic review was accomplished on PubMed, Scielo and VHL databases. The following descriptors were used: Down Syndrome and Breastfeeding and their correspondents in Portuguese and Spanish. Selection criteria: Original articles that addressed breastfeeding in Down syndrome, published in Portuguese, English or Spanish, between 1998 and 2018, were included. The following information was considered: year of publication, country of the research, sample, difficulties perceived in breastfeeding, facilitating factors, strategies, methodology and results. Results: 758 references were found, of which six contemplated the proposed selection criteria. Maternal emotional state due to the impact of the news, baby specificities, sucking difficulties, frequent hospitalizations and lack of support and knowledge on the part of health professionals were aspects that made breastfeeding difficult. The main facilitating factors cited were previous experience and family and professional support. As a direct strategy, stabilization of the baby’s head and mandible during feeding was pointed out. The indirect strategies cited were related to professional training and early multidisciplinary intervention. Conclusion: after analyzing the selected articles, it was concluded that breastfeeding difficulties in babies with Down Syndrome arise from the condition of the baby and the mother. Previous maternal experience and family support were cited as facilitators of breastfeeding. The main recommended strategies were indirect and related to the improvement of the health system.
Subject: Aleitamento materno
Síndrome de Down
Fonoaudiologia
Aconselhamento
Educação em saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2130
URI: http://hdl.handle.net/1843/58176
Issue Date: 17-Apr-2019
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/acr/a/D8RxtLrYgY8vkQKRSgQcDbb/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Audiology - Communication Research
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