Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58181
Type: Monografia (especialização)
Title: O PRONERA no estado de São Paulo: gestão de uma política pública para assentados da Reforma Agrária (2007-2011) - curso de pedagogia da terra
Authors: Sonia da Silva Rodrigues
First Advisor: Maria Isabel Antunes Rocha
First Co-advisor: Carlos Alberto Feliciano
Abstract: O curso de Licenciatura em Pedagogia da Terra foi realizado em parceria com a UFSCar, a FAI, o INCRA SR/SP e quatro movimentos sociais/sindicais: FAF, FERAESP, MST e OMAQUESP, no período entre 2007 e 2011, no âmbito do PRONERA. Ao se analisar os documentos referentes à implementação, ao monitoramento e à avaliação desse curso, foi possível compreender um pouco do processo de gestão do PRONERA enquanto política pública de educação do campo no Estado de São Paulo. A partir da questão agrária, apresentou-se a contraposição de dois modelos de desenvolvimento para o campo, um voltado para o agronegócio e outro para a agricultura camponesa ou familiar, território em que se encontra a educação do campo. Na trajetória de luta dos movimentos sociais/sindicais por novos direitos, da conquista da terra às melhorias nas condições de vida dos assentamentos, está incluída a educação do campo. Dessa forma, o PRONERA foi implementado no INCRA, instituição voltada para regularização fundiária e a reforma agrária brasileira. O PRONERA, em sua formalização, foi constituído por princípios e práticas que o definem enquanto política pública e permitem a implementação de cursos por meio de uma gestão democrático-participativa. A partir dos documentos analisados do curso de Pedagogia da Terra, são destacados os aspectos positivos da gestão/formulação do projeto do curso, Coordenação Político-Pedagógica, pedagogia da alternância e o conflito como um aspecto positivo dentro da democracia, pois permite a conquista de novos direitos e de políticas públicas que os concretizem, bem como os problemas encontrados: alteração frequente da legislação, gestão administrativa e orçamentária (atraso nos repasses, contenção orçamentária, descontos dos custos individuais da evasão de alunos, valor per capta insuficiente e não reajustado anualmente pela inflação, entre outros) e, mais específico ao curso, a infraestrutura em que os alunos se hospedaram.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação do Campo
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58181
Issue Date: 29-Oct-2014
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