Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58183
Tipo: Artigo de Evento
Título: Fatores que afetam a intenção comportamental dos consumidores brasileiros de serviços fintech
Autor(es): Érico Aurélio Abreu Cardozo
Juliana Maria Magalhães Christino
Ana Carolina Paiva de Carvalho
Resumen: Os serviços fintech são decorrentes de inovações digitais e em modelos de negócios amparados pelo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no setor financeiro. A literatura afirma que o desenvolvimento e a disponibilização de novas tecnologias no mercado, como os serviços fintech, traz a necessidade de compreender e analisar fatores comportamentais que influenciam a adoção de TIC’s. O objetivo do trabalho, nesse sentido é validar e estender o modelo UTAUT2 para o contexto dos serviços fintech no Brasil, especificamente contas e cartões digitais. O modelo de pesquisa foi analisado a partir de 413 respostas válidas obtidas mediante um survey. Realizou-se a análise de dados através do software Smart-PLS para Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados demonstraram que os principais fatores que impactam a adoção de serviços fintech da amostra analisada são: Motivação hedônica, Vantagem relativa e Condições facilitadoras. Os resultados ainda revelaram o construto Boca a boca como um importante consequente do Comportamento de Uso, bem como a relevância dos moderadores culturais Individualismo/coletivismo, Evitar a incerteza, bem como a orientação de Curto e longo prazo.
Asunto: Instituições financeiras
Inovações tecnológicas
Comportamento do consumidor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.21714/2177-2576EnANPAD2019
URI: http://hdl.handle.net/1843/58183
Fecha del documento: oct-2019
metadata.dc.url.externa: http://www.anpad.org.br/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=96&cod_edicao_subsecao=1665&cod_edicao_trabalho=26904
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro da ANPAD - EnANPAD
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Fatores que afetam a intenção comportamental dos consumidores brasileiros de serviços fintech.pdf2.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.