Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58201
Type: Dissertação
Title: O ensino de música para crianças com autismo na educação básica: um estudo exploratório sobre a pesquisa na área e os processos epistemológicos dos educadores
Authors: Thiago Amaral Santos
First Advisor: Renato Tocantins Sampaio
First Referee: Viviane dos Santos Louro
Second Referee: Marina Horta Freire
Third Referee: Gleisson do Carmo Oliveira
Abstract: Observa-se, atualmente, uma grande dificuldade de se buscar informações sobre a Educação Musical Inclusiva na Educação Básica, ainda maior quando delimitamos à escolarização da criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) inserida neste contexto, tendo em vista as peculiaridades intrínsecas a este ambiente, e as diversas fontes teórico/práticas que permeiam a forma de aquisição do saber/fazer desta profissão. É importante salientar que as problematizações acerca da lida do educador musical na Educação Básica, com relação à inclusão de crianças com TEA, vão além de saberes pedagógicos, embora seu objetivo final seja o ensino e a aprendizagem. Estes saberes não estão na base curricular que constitui a formação dos professores de música, que ao se depararem com a realidade profissional, percebem estas lacunas e tomam rumos individuais em suas formações continuadas. Estas experiências também fazem parte das epistemes educacionais. Esta dissertação é uma coletânea de 3 artigos acadêmicos buscando descrever ações e reflexões de professores de música, a caminho de novas epistemes a respeito da inclusão de crianças autistas em sala de aula na educação musical inclusiva nas séries iniciais do Ensino Fundamental. No 1º artigo, para trazer a contextualização da pesquisa da Tríade Educação Musical, TEA e Educação Básica (Séries Iniciais do Ensino Fundamental), foi feito um levantamento bibliográfico dos últimos 10 anos, tomando como referência o primeiro ano após a sanção da Lei Berenice Piana (BRASIL, 2012), que garantiu, pelo menos legalmente, a escolarização inclusiva das crianças com TEA. No 2º artigo, foi trazido um Estudo de Caso, em que é possível se observar a construção de saberes sobre a inclusão, a partir da reflexão sobre uma experiência, em torno de um ano, com uma criança com TEA, em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental. No 3º artigo, o último, encontra-se a descrição de um Grupo Focal, composto por 4 professores de música dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em que os eixos temáticos emergidos nas discussões foram apontados. Os resultados deste estudo exploratório, revelam que os processos dialéticos de construção do saber/fazer pedagógico podem apontar novas formas de se pesquisar música, melhorando e fortalecendo a epistemologia da Educação Musical Inclusiva na Educação Básica.
Abstract: It is currently very difficult to seek information about Inclusive Music Education in Basic Education, even greater when we delimit the schooling of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) inserted in this context, in view of the peculiarities intrinsic to this environment, and the various theoretical/practical sources that permeate the way of acquiring the knowledge/making of this profession. It is important to point out that the problematizations about the music educator’s routine in basic education, regarding the inclusion of children with ASD, go beyond pedagogical knowledge, although its ultimate objective is teaching and learning. This knowledge is not in the curricular basis that constitutes the formation of music teachers, who when they come across the professional reality, perceive these gaps, and take individual directions in their continuing formations. These experiences are also part of educational epistemes. This dissertation is a collection of 3 academic articles seeking to describe actions and reflections of music teachers, on the way to new epistemes regarding the inclusion of autistic children in the classroom in inclusive music education in the initial grades of elementary school. In the first article, to bring the contextualization of the research of the Triad, Musical Education, TEA, and Basic Education (Initial Series of elementary school), a bibliographic survey of the last 10 years was made, taking as reference the first year after the sanction of the Berenice Piana Law (BRASIL, 2012), which guaranteed, at least legally, the inclusive schooling of children with ASD. In the second article, a Case Study was brought, in which it is possible to observe the construction of knowledge about inclusion, from the reflection on an experience, around one year, with a child with ASD, in a class of the second year of elementary school. In the 3rd article, the last one, is the description of a Focus Group, composed of 4 music teachers from the Early Years of Elementary School, in which the thematic axes emerged in the discussions were pointed out. The results of this exploratory study reveal that the dialectical processes of pedagogical knowledge and pedagogical making construction can reveal new ways of researching music, to improving and strengthening the epistemology of Inclusive Music Education in Basic Education.
Subject: Educação musical
Autismo em crianças
Educação básica
Educação especial
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58201
Issue Date: 27-Feb-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Mestrado FInal - Thiago Amaral Santos.pdfDissertação Final - Thiago Amaral Santos1.74 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons