Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58205
Type: Tese
Title: Informação e mentalidade empreendedora: estudos de caso com acadêmicos de universidades no Brasil e Canadá
Other Titles: Information and entrepreneurial mindset: case studies with academics from universities in Brazil and Canada
Authors: Flavia de Souza Magalhães Fonseca
First Advisor: Mônica Erichsen Nassif
First Co-advisor: Jacquelyn Burkell
First Referee: Terezinha de Fatima Carvalho de Souza
Second Referee: Alberth Sant´Ana Costa da Silva
Third Referee: Ligia Maria Moreira Dumont
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Flávia Vanucci de Moraes
Abstract: Este trabalho traz para o campo da Ciência da Informação dois estudos de caso que têm a informação e o empreendedorismo acadêmico como temáticas centrais, pesquisadas à luz da Biologia do Conhecer. A pesquisa objetiva identificar a origem da informação relacionada à formação da mentalidade empreendedora de acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Brasil, e Western University, no Canadá, onde foi realizado o programa de doutorado sanduíche. Objetiva ainda caracterizar os ambientes externos – acadêmico e familiar – aos quais esses sujeitos estão expostos, considerando o nível de incentivo às práticas de empreendedorismo; e caracterizar fontes de informação utilizadas, comportamento informacional e interações sociais envolvidas nos processos de tomada de decisão. Baseada em estudos de caso, o trabalho tem característica qualitativa e descritiva, e os dados foram coletados a partir da metodologia de pesquisa documental e entrevistas estruturadas em profundidade, com empreendedores selecionados por amostragem não probabilística. As perguntas do roteiro de entrevista foram construídas considerando a história de vida dos participantes, sendo eles sete professores entrevistados na UFMG e sete alunos egressos entrevistados na Western University. As principais evidências são de que a informação determinante da mentalidade empreendedora foi construída, no caso das duas amostras de entrevistados, a partir de dois fatores em interação: as características biológicas dos sujeitos de pesquisa, abertos à iniciativa empreendedora, e a influência em primeiro lugar do ambiente familiar, onde as informações estão situadas em experiências de vida marcantes ou memórias relativas a palavras e atitudes de motivação dos pais e familiares. O ambiente acadêmico também se mostrou de extrema relevância para o desenvolvimento da mentalidade empreendedora, podendo ele incentivar ou mesmo se apresentar como barreira à criação de novos negócios. Nesse aspecto, os ambientes acadêmicos analisados se mostraram bastante distintos: a Western University possui mais experiência com a prática da educação empreendedora. Em termos de fontes de informação e comportamento informacional, notou-se bastante similaridade nos processos de busca e uso de informação dos dois grupos de entrevistados, que dão preferência a fontes digitais, interações com pares ou pessoas próximas, e troca de informações mais informais que formais, numa dinâmica sistematizada e que faz parte do dia a dia de trabalho. Como principal conclusão, destaca-se a relevância da educação empreendedora, cujas bases são fundamentais para a formação do sujeito cognoscente e decisor, em constante interação com outros sujeitos e os ambientes onde transita, e influenciado desde a infância por informações não objetificadas em fontes ou documentos, mas transmitidas por meio da família e ressignificadas na fase adulta em contato com a universidade.
Abstract: This work brings to the field of Information Science two case studies that have information and academic entrepreneurship as central themes, researched in the light of the Biology of Knowing. The research aims to identify the origin of information related to the formation of the entrepreneurial mindset of academics from the Federal University of Minas Gerais (UFMG), in Brazil, and Western University, in Canada, where the international Ph.D. exchange program was carried out. It also aims to characterize the external environments – academic and family – to which these subjects are exposed, considering the level of incentive to entrepreneurship practices; and to characterize used information sources, informational behavior and social interactions involved in decision-making processes. Based on case studies, the research has a qualitative and descriptive characteristic, and the data were collected from documentary research and the methodology of structured in-depth interviews, with entrepreneurs selected by non-probabilistic sampling. The interview script questions were constructed considering the life history of the participants, seven professors interviewed at UFMG and seven former students interviewed at Western University. The primary evidence is that the information that determines the entrepreneurial mindset was built, in the case of the two samples of respondents, from two interacting factors: the biological characteristics of the research subjects, openness to the entrepreneurial initiative, and the initial influence of the family environment, where the information is in remarkable life experiences or memories related to words and attitudes of motivation of parents and relatives. The academic environment also proved to be extremely important for the development of an entrepreneurial mindset, which can encourage or even present itself as a barrier to the creation of new businesses. In this respect, the academic environments analyzed were quite different: Western University has more experience with the practice of entrepreneurial education. In terms of information sources and information behavior, there was a great deal of similarity in the search processes and use of information by the two groups of interviewees, who prefer digital sources, interactions with peers or people close to them, and exchange of more informal information than formal, in a systematized dynamic that is part of the day-to-day work. As a main conclusion, the relevance of entrepreneurial education is highlighted, whose bases are fundamental for the formation of the knowing and decision-making subject, in constant interaction with other subjects and the environments where they transit and influenced since childhood by non-objectified information in sources or documents but transmitted through the family and resignified in adulthood in contact with the university.
Subject: Ciência da informação
Empreendedorismo
Incubadoras de empresas
Empresas novas
Universidades e faculdades públicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58205
Issue Date: 17-Apr-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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