Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/58225
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Lixo, responsabilidade de todos? Um convite para pensar arte e meio ambiente na escola |
Título(s) alternativo(s): | Trash, everyone's responsibility? An invitation to think about art and the environment at school |
Autor(es): | Fabiano Alves Pereira |
Primeiro Orientador: | Gabriela Clemente de Oliveira |
Primeiro membro da banca : | Diego Ted Rodrigues Bogea |
Segundo membro da banca: | Lívia Mara Gomes do Espírito Santo |
Resumo: | Neste trabalho compartilho um pouco da minha trajetória com ensino de Arte, nos segmentos do Ensino Fundamental II e Médio, que tem como característica a interdisciplinaridade com questões ligadas ao Meio ambiente. Além de ser um relato de experiência também é um convite, aos professores e às professoras da disciplina Arte, para que ampliem as relações da arte com a natureza nas escolas. As abordagens que estão ao longo desse estudo foram construídas com o intuito de provocar outros docentes a criarem propostas pedagógicas que sejam capazes de sensibilizar as novas gerações quanto o respeito e o amor pelo meio ambiente e pela Arte. Para sustentar essa intenção recorreu-se às memórias do tempo que fui aluno de duas professoras que marcaram minha vida com o projeto: Lixo, responsabilidade de todos; aos estudos de Ana Mae Barbosa, Maria Cristina Rizzi e Ana Cristina dos Anjos; à produção artística de Ailton Krenak, ao grupo musical Uakti, a Eduardo Srur e a Peri Pani. O estudo é composto também por parte da proposta pedagógica que construo ao longo da prática docente em Arte. |
Abstract: | In this work, I share a little of my trajectory with Art teaching, in the segments of Elementary and Secondary Education, which is characterized by interdisciplinarity with issues related to the Environment. In addition to being an experience report, it is also an invitation to teachers of the Art discipline to expand the relationship between art and nature in schools. The approaches that are throughout this study were built with the intention of provoking other teachers to create pedagogical proposals that are able to sensitize the new generations regarding respect and love for the environment and for Art. To sustain this intention, memories of the time I was a student of two teachers who marked my life with the project were used: Trash, everyone's responsibility; studies by Ana Mae Barbosa, Maria Cristina Rizzi and Ana Cristina dos Anjos; to the artistic production of Ailton Krenak, the musical group Uakti, Eduardo Srur and Peri Pani. The study is also composed of part of the pedagogical proposal that I build throughout the teaching practice in Art. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Educação ambiental Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58225 |
Data do documento: | 23-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA, Fabiano Alves_Lixo, responsabilidade de todos | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons