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dc.contributor.advisor1Jussara Vitória de Freitas do Espírito Santopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1945055204256211pt_BR
dc.contributor.referee1Fernanda Kelly Britopt_BR
dc.creatorNaiara Rocha Vianapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8840893359373767pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-25T14:19:24Z-
dc.date.available2023-08-25T14:19:24Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58229-
dc.description.abstractCinema provides an aesthetic experience that enhances the realm of imagination and critical thinking, playing a fundamental role in teaching and learning within art education and education in general. The short film format, despite its limited duration, can be as complex, profound and meaningful as a feature-lenght film. It offers a brief yet intense cinematographic experience, being flexible for use in different educational situations, whether performed in formal environments, such as schools, or non-formal ones, like cultural spaces. This research aims to demonstrate the potential of using short films as mediation and knowledge construction devices, analyzing two related mediation experiences that use this format, both developed by the School of Visual Arts at the Artistic and Technological Training Center (Cefart) of the Clovis Salgado Foundation (FCS): Cine Escola and Cineminha On-line. By contextualizing these projects and reviewing the literature, this study adresses concepts such as cultural mediation and educational curatorship, exploring the relationship between cinematic language and education. Finally, the study discusses the possibilities and challenges of incorporating cinema in schools, the advantages of utilizing short films in this context and the importance of curating and mediating these resources.pt_BR
dc.description.resumoO cinema possibilita uma experiência estética, potencializadora do imaginário e do pensamento crítico, desempenhando um papel fundamental no ensino/aprendizagem em Arte e na educação de forma geral. O formato curta-metragem, apesar de sua duração limitada, pode ser tão complexo, profundo e significativo quanto um longa-metragem. Ele oferece uma experiência cinematográfica breve, porém intensa, sendo flexível para uso em diversas situações educativas, sejam elas realizadas em ambientes formais, como escolas, ou não formais, como espaços culturais. Esta pesquisa busca demonstrar possibilidades de uso de curtas-metragens como dispositivos de mediação e construção de conhecimento, analisando duas experiências correlatas de mediação que utilizam esse formato, ambas desenvolvidas pela Escola de Artes Visuais do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado (FCS): Cine Escola e Cineminha On-line. A partir da contextualização dos projetos e da revisão da literatura, serão abordados conceitos como mediação cultural e curadoria educativa, explorando a relação entre a linguagem cinematográfica e a educação. Por fim, o trabalho discute as possibilidades e os desafios na abordagem do cinema na escola, as vantagens da utilização de curtas-metragens nesse contexto e a importância da curadoria e da mediação desses recursos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCurta-metragempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subjectMediação culturalpt_BR
dc.subjectCine Escolapt_BR
dc.subjectCineminha On-linept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCinema - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleCurtas-metragens como dispositivos de mediação cultural: um estudo de caso sobre os projetos Cine Escola e Cineminha On-linept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.description.embargo2025-06-21-
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