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Tipo: Dissertação
Título: Nível de mobilidade, atividade e participação de crianças e adolescentes com paralisia cerebral: efeitos mediadores e moderadores
Autor(es): Déborah Ebert Fontes
primer Tutor: Ana Cristina Resende Camargos
primer Co-tutor: Hércules Ribeiro Leite
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Kênnea Martins Almeida Ayupe
primer miembro del tribunal : Rosane Luzia de Souza Morais
Segundo miembro del tribunal: Daniela Virgínia Vaz
Tercer miembro del tribunal: Rejane Vale Gonçalves
Cuarto miembro del tribunal: Danielle Aparecida Gomes Pereira
Resumen: A relação entre componentes de funcionalidade e fatores contextuais é complexa e multidirecional. Apesar de vários estudos verificarem a relação simples entre nível de mobilidade e o desempenho de atividades e a participação de indivíduos com paralisia cerebral (PC), outros fatores podem exercer sua influência exercendo mediação ou moderando essa relação. Fatores como idade, distribuição anatômica, bem como facilitadores/barreiras ambientais podem exercer efeitos diretos, de moderação ou de mediação nessa relação. A fim de contemplar essa complexidade e ampliar o entendimento sobre os fatores que influenciam o desempenho das atividades e a participação dos indivíduos com PC, pode-se utilizar a análise de trilhas por Modelagem de Equações Estruturais (MEE). O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos mediadores e moderadores da relação entre diferentes níveis de mobilidade e o desempenho das atividades diárias, mobilidade, social/cognitiva e responsabilidade de crianças e adolescentes com PC. Foi realizado um estudo transversal, parte de um projeto multicêntrico e foram incluídas crianças/adolescentes com PC, de 2 a 14 anos. Quatro variáveis dependentes foram consideradas: atividades diárias; mobilidade; social/cognitivo; e, responsabilidade, medidas pelo Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade – Testagem Computadorizada Adaptativa (PEDI-CAT). A variável independente foi o nível de mobilidade, medida pelo Sistema de Classificação de Função Motora Grossa (GMFCS). Idade, distribuição anatômica e fatores ambientais (barreiras/facilitadores) também foram inseridas no modelo. MEE, via Path Analysis, foi utilizada para verificar a relação entre as variáveis. Participaram do estudo 190 crianças/adolescentes. Os fatores ambientais facilitadores mostraram efeito moderador na relação entre o nível de GMFCS e o desempenho de mobilidade (=0,345, p=0,002), social/cognitivo (=0,339, p=0,047) e de responsabilidade (=0,372, p=0,015) de crianças e adolescentes com PC. Também foi verificado efeito mediador do nível de GMFCS na relação entre distribuição anatômica e desempenho de atividade e participação. Os percentuais de variância para os domínios atividade diária, mobilidade, social/cognitivo e responsabilidade foram, respectivamente: 64,4% (R2= 0,644; p<0,001); 75,8% (R2= 0,758; p<0,001); 54,5% (R2= 0,55; p<0,001); 51,2% (R2=0,512; p<0,001). Foi observado que os fatores ambientais facilitadores podem moderar a relação entre o nível de GMFCS e o desempenho dos domínios de mobilidade, social/cognitivo e a responsabilidade de crianças e adolescentes com PC. O nível de GMFCS foi o principal fator que explicou esses domínios e a idade contribuiu diretamente para explicar essa relação. Além disso, o nível de GMFCS mediou a relação entre distribuição anatômica e desempenho de atividade e participação.
Abstract: The relationship between functionality components and contextual factors is complex and multidirectional. Although several studies verify the simple relationship between the level of mobility and the performance of activities and the participation of individuals with cerebral palsy (CP), other factors can influence by mediating or moderating this relationship. Factors such as age, anatomical distribution, as well as environmental facilitators/barriers can act directly, mediate or moderate this relationship. To contemplate this complexity and broaden the understanding of the factors that influence the performance of activities and the participation of individuals with CP, is possible to use the analysis of paths by Structural Equation Modeling (SEM). The aim of this study was to evaluate the mediating and moderating effects of the relationship between different levels of mobility and the performance of functional activities, mobility, social/cognitive and the responsibility of children and adolescents with CP. A cross-sectional study was carried out, part of a multicenter project, and children/adolescents with CP aged 2 to 14 years were included. Four dependent variables were examined: trained activities; mobility; social/cognitive; and, responsibility, measured by the Pediatric Assessment of Disability Inventory – Computerized Adaptive Testing (PEDI-CAT). The independent variable was the level of mobility, measured by the Gross Motor Function Classification System (GMFCS). Age, anatomical distribution and environmental factors (barriers/facilitators) were also entered into the model. The MEE, via Path Analysis, was used to verify the relationship between the variables. 190 children/adolescents participated in the study. Facilitating environmental factors affected the moderating effect on the relationship between GMFCS level and mobility (=0.345, p=0.002), social/cognitive (=0.339, p=0.047) and responsibility (=0.372, p= 0.015) of children and adolescents with CP. Direct effect was also verified from the anatomical distribution at the GMFCS level. The percentages of variation for the daily activity, mobility, social/cognitive and responsibility domains were, respectively: 64.4% (R2= 0.644; p<0.001); 75.8% (R2= 0.758; p<0.001); 54.5% (R2=0.55; p<0.001); 51.2% (R2=0.512; p<0.001). It was observed that facilitating environmental factors can moderate the relationship between the level of GMFCS and the performance of the mobility, social/cognitive and responsibility domains of children and adolescents with CP. The level of GMFCS was the main factor that explained these domains and age contributed directly to explain this relationship. Furthermore, anatomical distribution had a direct effect on the GMFCS level of children and adolescents with CP.
Asunto: Paralisia cerebral
Crianças
Adolescentes
Atividades cotidianas
Participação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/58241
Fecha del documento: 15-feb-2023
Término del Embargo: 15-feb-2025
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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