Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58249
Type: Dissertação
Title: Vem pro mercado: hospitalidade urbana, lazer e turismo no Mercado Central de Belo Horizonte
Other Titles: Urban hospitality, leisure, and tourism in the context of the mercado central in Belo Horizonte
Authors: Natasha Regina Vieira da Fonseca
First Advisor: Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira
Abstract: Esta dissertação tem como tema o estudo da relação entre hospitalidade urbana, lazer e turismo no contexto do Mercado Central de Belo Horizonte. Para isso estipulou-se como pergunta norteadora: Como a Hospitalidade Urbana influi sobre as trocas humanas entre visitantes e anfitriões decorrentes das vivências de lazer e turismo no Mercado Central de Belo Horizonte? Objetivou-se compreender como a Hospitalidade Urbana influi sobre as trocas sociais/humanas entre visitante e anfitriões no contexto das práticas de lazer e turismo vivenciadas no locus. Como base teórica, a pesquisa considerou a aproximação entre às áreas, compreendendo-as como fenômenos sociais, sendo o lazer observado como dimensão da cultura (GOMES, 2014); vivenciado no tempo disponível e sendo gerador de novos valores que o contestam (MARCELLINO, 2006); turismo como prática social com base cultural (MOESCH, 2002) e como atividade feita para e por pessoas, promotora de intercâmbio cultural, de trocas (OLIVEIRA, 2018); a hospitalidade urbana como uma qualidade social (GRINOVER, 2006) e um modo de viver em conjunto (FERRAZ, 2013). Para o desenvolvimento da pesquisa, elegeu-se metodologia qualitativa para abarcar as singularidades e subjetividades das relações estudadas. O percurso metodológico contou com pesquisa documental através da utilização do jornal “O Cometa Centenário” para levantamento histórico e análise do Mercado Central como espaço de consumo, lazer e turismo. A realização de pesquisa de campo se deu por meio da observação participativa que possibilitou adentrar no cotidiano do locus. Em segundo momento, aplicação de 19 entrevistas semiestruturadas com visitantes, comerciantes e gestão, com intuito de triangular as informações com a análise da observação participativa. Para análise dos dados coletados adotou-se a técnica de análise de conteúdo, utilizando programa de estatística qualitativa NVivo, através da ferramenta frequência de palavras. Para isso, criou-se categorias de análise a fim de guiar a pesquisa, sendo elas: Compreensões de Lazer, Turismo e Hospitalidade; Hospitalidade urbana e seus atributos: acessibilidade, legibilidade e identidade; e ainda Trocas Sociais abarcando temas como acolhimento, representação e trocas sociais. Como resultados, percebeu-se que o mercado exerce novas funções sociais, solidificando-se como local de vivências de lazer e turismo, sendo importante atrativo na cidade. É considerado símbolo de orgulho, mineiridade e hospitalidade por seus trabalhadores e visitantes, e destaca-se como personagem para a discussão da hospitalidade urbana. A soleira da porta na relação entre comerciantes e visitantes autóctones são ruídos em seus ritos de receptividade. Sob a ótica dos atributos da hospitalidade urbana, evidenciou-se que o mercado ainda caminha a passos lentos para tornar-se efetivamente hospitaleiro: na acessibilidade apesar das constantes adequações físicas, ainda existem fatores limitadores para determinadas deficiências. Na legibilidade, as sinalizações indicativas são pouco eficientes. Em contrapartida a categoria Identidade aponta o Mercado como importante local de representação e pluralidade para o público. Observa-se que a hospitalidade urbana através de seus componentes impacta diretamente nas vivências de lazer e turismo no espaço do Mercado Central, pois por meio deles é possível medir a qualidade da hospitalidade dispensada, influindo nas trocas sociais nas relações entre visitantes e comerciantes-anfitriões.
Abstract: This essay is about the study of the relationship between urban hospitality, leisure, and tourism in the context of the Mercado Central in Belo Horizonte City. To do so, the guiding question was set up as follows: How does Urban Hospitality influence social and human exchanges between visitors and hosts resulting from leisure and tourism experienced at the Mercado Central of Belo Horizonte? The goal was to understand how Urban Hospitality influences social/human exchanges between visitors and hosts in the context of leisure and tourism experienced in the locus. The research considered the theoretical approach between the areas, understanding it as social phenomena, with leisure being seen as a dimension of culture (GOMES, 2014) faced during spare time and generating new values that contests the status quo (MARCELLINO, 2005); tourism as a social practice based on culture (MOESCH, 2002) and as an activity made for and by people, promoting cultural exchange and trades in between (OLIVEIRA, 2019), and urban hospitality as a social quality (GRINOVER, 2006) and a way of living together (FERRAZ, 2013). A qualitative method was chosen to encompass the singularities and subjectivities of the relationships studied. A qualitative method was adopted to encompass the singularities and subjectivities of the relationships studied. A methodological approach included documentary research using the newspaper "O Cometa Centenário" to conduct a historical survey and analysis of the Mercado Central as a space for consumption, leisure, and tourism. The field research was carried out through participatory observation, which allowed to dive into the daily life of the locus. Secondly, 19 semi- structured interviews were conducted with visitors, traders, and management to cross-check the information with the analysis from participatory observation. For data analysis of the collected content, a content analysis technique was adopted using the NVivo qualitative statistics program and the word frequency tool. Categories were created to guide the research, as well as analyze, namely: Understandings of Leisure, Tourism, and Hospitality; Urban Hospitality and its attributes; and Social Exchanges. As a result, it was noticed that the market performs new social functions, solidifying itself as a place for leisure and tourism experiences, becoming an important attraction in the city. It is considered hospitable by visitors and stands out as a key factor for the discussion of urban hospitality. The threshold in the relationship between merchants and local visitors is defined as issues within their receptivity rituals. Under the perspective of the attributes of urban hospitality, it became clear that the market still has a long way to go to become effectively hospitable: in terms of accessibility, despite the constant physical adjustments in the space, it is still a limiting factor for certain disabilities. In terms of legibility, the indicative signs are not very efficient. Inversely, the Identity category highlights the Market as a prominent place of representation and plurality for the public.
Subject: Lazer
Turismo
Industria da hospitalidade
Hospitalidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58249
Issue Date: 25-May-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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