Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58289
Type: Monografia (especialização)
Title: Investigação da relação entre a cor do veículo e o risco de furto e roubo:uma análise para o estado de são paulo de 2016 a 2021
Other Titles: Investigation of the relationship between vehicle color and the risk of theft and robbery: an analysis for the state of São Paulo from 2016 to 2021
Authors: Hiago Andrade Duarte
First Advisor: Edna Afonso Reis
First Referee: Jussiane Nader Gonçalves
Second Referee: Thais Rotsen Corrêa
Abstract: O presente estudo teve como objetivo investigar se há uma relação entre a cor do veículo e o risco de ocorrer um evento de furto ou roubo. Os dados utilizados foram obtidos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, contendo os boletins de ocorrência de furtos ou roubos de veículos entre 2016 e 2021. Como não há dados individualizados de veículos que não foram roubados/furtados, foi aplicado o método de exposição induzida. Para aplicação do método neste trabalho, a condição de luminosidade no momento do roubo ou furto do veículo foi o fator escolhido para definir os dois grupos de comparação: um grupo denominado “propenso a cores”, formado pelas ocorrências nas quais a luminosidade natural era suficiente e, desse modo, a cor do veículo poderia ter contribuído para a ocorrência de um furto ou roubo; e outro grupo, denominado “exposição induzida”, formado pelos registros de furtos e roubos que ocorreram em condições de baixa luz natural, menos propícias à influência da coloração do automóvel em razão da menor visibilidade. As distribuições Binomial Negativa e Poisson foram utilizadas para modelar o número de roubos e furtos por meio de modelos lineares generalizados. Os testes de aderência aplicados mostraram que apenas o modelo binomial negativo se ajustou aos dados, que apresentaram um comportamento de sobredispersão. As taxas de roubo/furto (divisão do número de ocorrências pelo tamanho da frota) para os veículos das cores preta, branca, prata e vermelho foram maiores que aquelas das cores azul, verde, marrom e amarela. Entretanto, os resultados do modelo binomial negativo mostraram que, estatisticamente, não há uma cor de automóvel mais ou menos propícia a sofrer um roubo ou furto quando comparada a veículos de coloração branca, cor utilizada como de linha de base comparativa do estudo.
Abstract: The present study aimed to investigate whether there is a relationship between the color of the vehicle and the risk of a theft or robbery event. The data used were obtained from the Department of Public Security of the State of São Paulo, containing the reports of thefts or thefts of vehicles between 2016 and 2021. As there is no individualized data of vehicles that were not stolen/stolen, the induced exposure method was applied. For the application of the method in this work, the luminosity condition at the time of theft or theft of the vehicle was the factor chosen to define the two comparison groups: a group called "prone to colors", formed by the occurrences in which the natural luminosity was sufficient and, thus, the color of the vehicle could have contributed to the occurrence of a theft or robbery; and another group, called "induced exposure", formed by the records of thefts and robberies that occurred in conditions of low natural light, less conducive to the influence of the color of the automobile due to the lower visibility. The Binomial Negative and Poisson distributions were used to model the number of robberies and thefts using generalized linear models. The adhesion tests applied showed that only the negative binomial model adjusted to the data, which presented an overdispersion behavior. The rates of theft/theft (division of the number of occurrences by the size of the fleet) for the vehicles of the colors black, white, silver and red were higher than those of the colors blue, green, brown and yellow. However, the results of the negative binomial model showed that, statistically, there is no car color more or less conducive to suffering a robbery or theft when compared to white vehicles, a color used as a comparative baseline of the study.
Subject: Estatística
Veículos - Furto
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Estatística
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58289
Issue Date: 18-May-2023
Appears in Collections:Especialização em Estatística

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