Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58292
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDeise Luiza da Silva Ferrazpt_BR
dc.creatorDavid Silva Francopt_BR
dc.creatorJéssica Alves Macielpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-28T15:38:24Z-
dc.date.available2023-08-28T15:38:24Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.citation.issue43pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21714/2177-2576EnANPAD2019pt_BR
dc.identifier.issn2177-2576pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58292-
dc.description.resumoNo curso do desenvolvimento das relações de produção capitalista, o desenvolvimento tecnológico tem engendrado diferentes modos de ser, viver e produzir. Com as recentes transformações, pesquisas científicas no campo da Administração têm dado destaque sobre os modos como o consumidor tem se envolvido nas relações de produção, seja participando diretamente na co-produção dos produtos e serviços que consome, seja produzindo conteúdos criativos ou dados passíveis de serem aproveitados em prol da lucratividade de determinada empresa. Neste contexto, emergem as discussões sobre o prosumption, tratado como a união da atividade de consumo com a atividade de produção. Buscando ir além dos estudos predecessores que trataram do tema, analisamos o prosumption com base na teoria do valor, amparados na crítica da economia política marxiana. Expomos, assim, como as atividades do consumidor-produtor se integram à dinâmica da acumulação capitalista, o que expressa tanto o avanço do capital sobre a mercantilização das relações sociais, quanto o maior potencial de exploração da classe trabalhadora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro da ANPAD - EnANPADpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProsumptionpt_BR
dc.subjectConsumidor-produtorpt_BR
dc.subjectEconomia políticapt_BR
dc.subjectAcumulação capitalistapt_BR
dc.subject.otherAdministração de empresaspt_BR
dc.titleDesvelando o “prosumption”: o consumidor-produtor no movimento do capitalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://arquivo.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=MjczMjQ=pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desvelando o prosumption.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.