Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58295
Type: Dissertação
Title: O i-final no Português Brasileiro e Inglês (IL2)
Other Titles: The i-final in Brazilian Portuguese and ESL
Authors: Carolina Gonçalves Manoel
First Advisor: Thaïs Cristófaro Alves da Silva
First Referee: Denise Cristina Kluge
Second Referee: Wellington Araujo Mendes Junior
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo investigar e discutir a relação entre a emergência de consoantes finais no Português Brasileiro (PB) (ALBANO&MENEZES, 2015; DIAS E SEARA, 2012; e CRISTÓFARO-SILVA e VIEIRA, 2015; ASSIS, 2017) e o aprendizado de inglês como segunda língua de falantes brasileiros (IL2). Com o intuito de avaliar se uma mudança sonora em curso na língua materna (L1) influencia produções sonoras na segunda língua (L2), a emergência de consoantes finais é avaliada a partir de dois aspectos: (1) alternância de sequências [C] ~ [Ci] em final de palavra no PB (e.g. cheque [ˈʃɛ.kɪ] > [ˈʃɛk]) e em IL2 para os padrões ortográficos C-final (e.g. cake [keɪk] ~ *[keɪkɪ]) e Cy-final (e.g. monkey [ˈmʌŋ.ki] ~ *[ˈmʌŋ.k]); e (2) duração do i-final em C-final e Cy-final no IL2 e ifinal no PB. Este estudo baseia-se, sobretudo, nas predições da Teoria dos Exemplares (JOHNSON, 1997; PIERREHUMBERT, 2001; BYBEE, 2001, 2008, 2016). Metodologicamente, este trabalho se pauta nos pressupostos da Fonologia de Laboratório (PIERREHUMBERT; BECKMAN; LADD, 2000). Os dados foram coletados a partir de gravações da produção oral de vinte e quatro falantes brasileiros de inglês como segunda língua. Foram utilizados testes de leitura para as investigações de ambas as línguas: português e inglês. A análise estatística dos dados foi realizada com os testes qui-quadrado de Pearson (χ²), Wilcoxon e Kruskal-Wallis. De modo geral, os resultados indicam que sequências [Ci] são robustas no PB, e no IL2 para o padrão ortográfico Cy-final, mas não para o padrão C-final. Dessa forma, pode-se concluir que a fonologia do inglês está sendo construída na direção esperada, e o falante faz um esforço para produzir os padrões esperados para o inglês: C-final e Cy-final. Para o português, o padrão com i-final é o recorrente. Ou seja, o aprendiz de IL2 está buscando construir a fonologia através dos padrões que são recorrentes no inglês. Adicionalmente, constatou-se que a duração do ifinal produzido pelos falantes do PB para o padrão Cy-final é mais longa do que o i-final para o padrão C-final no inglês. Constatou-se também que o i-final do PB é diferente do ifinal do inglês. Em termos de Teoria de Exemplares, sugerimos que a Gramática Fonológica da L2 se encontra em desenvolvimento e os aprendizes sabem a tendência de cada língua a partir de suas experiências com elas. Os resultados também se alinham às premissas da Teoria de Exemplares, que prevê que o detalhe fonético fino - seja ele associado a padrões sonoros estáveis ou emergentes - é utilizado para a construção das representações fonológicas da L2.
Abstract: The aim of this dissertation is to investigate and discuss the relationship between the emergence of final consonants in Brazilian Portuguese (BP) (ALBANO&MENEZES, 2015; DIAS E SEARA, 2012; e CRISTÓFARO-SILVA e VIEIRA, 2015; ASSIS, 2017) and the learning of English as a Second Language by Brazilian speakers. In order to assess whether an ongoing sound change in the L1 influences L2 productions, the emergence of final consonants is evaluated from two aspects: (1) alternation of word-final [C] ~ [Ci] sequences in BP (e.g. [e.g. cheque ˈʃɛ.kɪ] > [ˈʃɛk]) and in ESL for C-final spelling patterns (e.g. cake [keɪk] ~ *[keɪkɪ]) and Cy-final (e.g. monkey [ ˈmʌŋ.ki] ~ *[ˈmʌŋ.k]) and (2) duration of ifinal in C-final and Cy-final in ESL and i-final in BP. This study is mainly grounded on the assumptions of Exemplars Theory (JOHNSON, 1997; PIERREHUMBERT, 2001; BYBEE, 2001, 2008, 2016). Methodologically, this work is based on the premises of Laboratory Phonology (PIERREHUMBERT; BECKMAN; LADD, 2000). Data collection involved speech recordings of twenty-four Brazilian speakers of L2 English. A reading test was adopted for the investigations of both languages: Portuguese and English. Statistical analyses were performed using Pearson's chi-square (χ²), Wilcoxon and Kruskal-Wallis tests. Overall, results indicate that [Ci] sequences are robust in both BP and ESL for the Cyfinal spelling pattern, but not for the C-final pattern. Thus, our conclusion is that the phonology of English is being built in the expected direction, and the speaker makes an effort to produce the expected patterns for English: C-final and Cy-final. For Portuguese, the i-final pattern is recurrent. Thus, the ESL learner is seeking to build phonology through patterns that are recurrent in English. Additionally, it was found that the duration of the ifinal produced by BP speakers for the Cy-final pattern is longer than the i-final for the Cfinal pattern in English. It was also found that the BP i-final is different from the English ifinal. In terms of Exemplars Theory, we suggest that L2 Phonological Grammar is under development and learners know the tendency of each language from their experiences with them. Results are also in line with the assumptions of Exemplars Theory, which predicts that fine phonetic detail - be it associated with stable or emerging sound patterns - is used to build L2 phonological representations.
Subject: Língua portuguesa – Fonologia comparativa – Inglês
Língua inglesa – Fonologia comparativa – Português
Língua inglesa – Estudo e ensino – Falantes de português
Aquisição da segunda linguagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58295
Issue Date: 18-Jul-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O i-final no Português Brasileiro e Inglês (IL2).pdf3.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons