Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58310
Type: Tese
Title: Baleias e desconstruções: investigações sobre o processo criativo em Ruínas e Hertz
Authors: Nathalia Angela Fragoso Rossi
First Advisor: Rogério Vasconcelos Barbosa
First Referee: Pedro Amorim de Oliveira Filho
Second Referee: Valéria Muelas Bonafé
Third Referee: Thaís Montanari Cabral
metadata.dc.contributor.referee4: José Padovani Velloso
metadata.dc.contributor.referee5: Marco Antonio Farias Scarassatti
Abstract: Esse trabalho é o resultado de investigações artísticas sobre os processos criativos de Ruínas (2018) e Hertz (2019) – compostas durante o período de Doutorado – desde as ideias iniciais até a montagem das peças junto aos músicos que as tocaram. A partir da arqueologia desses processos, são abordados conceitos presentes nas peças, como indeterminação, colaboração, paisagem sonora e improvisação. O texto desse trabalho se construiu como um amálgama, formado a partir de diferentes estilos de escrita – flutuando entre narrativas de memórias, ensaios sobre o processo criativo, descrição de aspectos poéticos e imagéticos, apresentação e discussão de assuntos que se relacionam a esse processo – e diferentes ferramentas metodológicas – como análise de gravações, de partituras, relatos sobre o processo de criação, reflexões pós-composicionais, diálogo com outras obras e artistas – com o intuito de atender à pesquisa que tem o processo artístico como norte.
Abstract: This work is the result of artistic investigations into the creative processes of Ruínas (2018) and Hertz (2019) – composed during the PhD period – from the initial ideas to the piece's performance. From the archaeology of these processes, issues present in the pieces, such as indeterminacy, collaboration, soundscape, and improvisation, are addressed. The text of this work was built as an amalgam, formed from different writing styles – floating between narratives of memories, essays on the creative process, description of poetic and imagetic aspects, presentation and discussion of concepts that relate to this process – and different methodological tools – such as analysis of recordings, scores, accounts of the creative process, post compositional reflections, dialogue with other works and artists – in order to meet the research that has the artistic process as a guide.
Subject: Composição (Música)
Improvisação (Música)
Paisagem sonora
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58310
Issue Date: 30-Jan-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.