Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58311
Type: Tese
Title: Histórias de vida e desenvolvimento profissional docente de formadores na licenciatura em química: feitos, lutas e perspectivas no contexto das reformas educacionais
Authors: Wanderson Diogo Andrade da Silva
First Advisor: Suzana dos Santos Gomes
First Referee: José Leonardo Rolim de Lima Severo
Second Referee: Nyuara Araújo da Silva Mesquita
Third Referee: Penha das Dores Souza Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
Abstract: Tem sido crescente o número de pesquisas que discutem a docência na Educação Superior no Brasil, mas no campo da Educação Química essa discussão mostra-se incipiente. Assim, esta pesquisa parte do seguinte questionamento: como professores universitários da área de Educação Química têm atuado em defesa da qualidade dos cursos de licenciatura e como se posicionam frente às mudanças nas políticas educacionais, especialmente em relação à Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Para buscar respondê-lo, a pesquisa tem como objetivo geral investigar, a partir das histórias de vida, a trajetória acadêmica-profissional de professores universitários de destaque na área de Educação Química, a fim de compreender como têm atuado nos movimentos em defesa da qualidade dos cursos de licenciatura, especialmente frente às atuais BNC-Formação e BNCC. Fundamentada na abordagem qualitativa e na pesquisa narrativa, a pesquisa contemplou a revisão da literatura, a pesquisa documental e o método (auto)biográfico das histórias de vida, valendo-se de entrevistas narrativas com quatro professores-pesquisadores da 1ª e da 2ª geração da Educação Química brasileira de universidades federais de Minas Gerais, Goiás, Rio Grande e da Bahia, analisadas através da Análise Textual Discursiva. A fundamentação teórica discute a formação de professores no Brasil diante das reformas educacionais (FREITAS, 2002, 2014; DIAS; LOPES, 2003; SCHEIBE, 2004, 2008, 2011; SAVIANI, 2008, 2009, 2011; DINIZ-PEREIRA, 2013, 2015, 2016), a constituição da Educação Química brasileira e sua influência nas licenciaturas e no desenvolvimento profissional docente (MALDANER, 1999, 2014, 2008; SCHNETZLER, 2002, 2012, 2015; MARCELO, 2009; MESQUITA; SOARES, 2011; TARDIF, 2014; PRYJMA; WINKELER, 2014; MESQUITA; SILVA, 2021), e a Didática crítica da Educação Superior como fundamento da docência (LIBÂNEO, 2006, 2008, 2013, 2017; CUNHA, 2009, 2010, 2016, 2019; FRANCO, 2012; VEIGA; SILVA, 2021). As narrativas das histórias de vida permitiram que os formadores refletissem sobre as suas trajetórias acadêmicas-profissionais até se constituírem como notáveis educadores químicos brasileiros. Apesar de terem ingressado na graduação em Química visando o bacharelado, foi na licenciatura que consolidaram suas identidades e carreiras profissionais trabalhando com a formação de professores de Química e a pesquisa em Educação Química. Seus processos de desenvolvimento profissional docente ocorreram mediante estratégias de subversão para se oporem ao habitus bacharelizante da Química, firmando-se como educadores químicos que entendem as recentes reformas educacionais impostas nos governos Temer e Bolsonaro como danosas ao ensino de Química e à profissionalização docente por usurparem o direito de aprendizagem dos estudantes e a autonomia de trabalho dos professores, subordinando-os aos interesses do capital mediante um ensino-aprendizagem guiado pela pedagogia das competências. Mesmo a Didática tendo sido invisibilizada pelas atuais reformas educacionais, as histórias de vida noticiam a presença de uma Didática crítica da Educação Superior como elemento integrante dos saberesfazeres desses formadores, contribuindo com uma docência universitária crítica, reflexiva e inovadora.
Abstract: The number of researches that discuss teaching in Higher Education in Brazil has been increasing, but in the field of Chemical Education this discussion is incipient. Thus, this research starts from the following question: how university professors in the area of Chemical Education have acted in defense of the quality of teacher formation and how they position themselves in the face of changes in educational policies, especially in relation to the Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-Formação) [National Teacher Training Base] and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [National Common Curricular Base]? In order to seek to answer it, the general objective of the research is to investigate, based on life stories, the academic-professional trajectory of prominent university professors in the field of Chemical Education, in order to understand how they have acted in movements in defense of quality teacher formation, especially compared to the current BNC-Formação and BNCC. Based on a qualitative approach and narrative research, the research included a literature review, documentary research and the (auto)biographical method of life stories, using narrative interviews with four professors-researchers from the 1st and 2nd generation of Chemical Education brazilian linked to Federal Universities of Minas Gerais, Goiás, Rio Grande and Bahia, analyzed through Discursive Textual Analysis. The theoretical foundation discusses teacher training in Brazil in the face of educational reforms (FREITAS, 2002, 2014; DIAS; LOPES, 2003; SCHEIBE, 2004, 2008, 2011; SAVIANI, 2008, 2009, 2011; DINIZ-PEREIRA, 2013, 2015, 2016), the constitution of Chemical Education brazilian and its influence on teaching degrees and professional development (MALDANER, 1999, 2014, 2008; SCHNETZLER, 2002, 2012, 2015; MARCELO, 2009; MESQUITA; SOARES, 2011; TARDIF, 2014; PRYJMA; WINKELER, 2014; MESQUITA; SILVA, 2021), and the critical Didactics of Higher Education as the foundation of teaching (LIBÂNEO, 2006, 2008, 2013, 2017; CUNHA, 2009, 2010, 2016, 2019; FRANCO, 2012; VEIGA; SILVA, 2021). The results point out that the life story narratives allowed the trainers to reflect on their academic-professional trajectories until they became notable brazilian chemical educators. Although they entered the graduation in Chemistry with the objective of studying the bachelors, it was in the teacher formation that they consolidated their identities and professional careers working with the Chemistry teacher formation and research in Chemistry Education. Their teaching professional development processes took place through subversion strategies to oppose the bachelor's habitus of Chemistry, establishing themselves as chemical educators who see the recent educational reforms imposed in the Temer and Bolsonaro governments as harmful to the Chemistry teaching and teacher professionalization for usurping students' right to learn and teachers' work autonomy, subordinating them to the interests of capital through teaching-learning guided by the pedagogy of competences. Even though Didactics has been made invisible by the current educational reforms, the life stories report the presence of a critical Didactics of Higher Education as an integral element of the work of these trainers, contributing to a critical, reflective and innovative university teaching.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58311
Issue Date: 22-Jun-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Wanderson Andrade PPGE UFMG.pdfTese Wanderson Andrade PPGE UFMG5.77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons