Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58364
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Intervenção em escola com aluno de inclusão em Contagem |
Authors: | Cintia Karime Moreira Gonçalves |
First Advisor: | Selme Silqueira de Matos |
Abstract: | O número de alunos em situação de laudo médico, considerados especiais de inclusão psicosocial na educação, vem crescendo gradativamente nas escolas de Contagem e consequentemente pode-se deduzir que em todo o território nacional. Segundo Camargo (2017 p. 01), “Inclusão, portanto, é uma prática social que se aplica no trabalho, na arquitetura, no lazer, na educação, na cultura, mas, principalmente, na atitude e no perceber das coisas, de si e do outrem.” Esses alunos não dispõem de uma unidade de ensino objetiva para seu dito problema cognitivo, portanto é inserido em uma escola de inclusão onde seu nível intelectual não está alinhado aos demais não inclusivos. Dentro das relações familiares, aos pais é inerente a necessidade que o filho conviva de forma igualitária na sociedade e, à escola é inerente a necessidade de fazê-lo se sentir acolhido e atinja o crescimento intelectual adequado às suas condições. Para que ambas as necessidades sejam supridas propõe-se nesse trabalho de pesquisa, metodologias e estratégias para que uma equipe que já integra a instituição seja treinada e especializada estando disponível para trabalhar com o corpo de alunos inclusivos e seus familiares vinculados diretamente a escola. Contudo esse seleto grupo devidamente treinado estará mais propício ao atendimento individualizado e personalizado, com uma linguagem que contribuirá para que a inclusão seja efetiva social e pedagogicamente. |
Abstract: | The number of students in medical report status, considered special for psychosocial inclusion in education, has been growing gradually in the schools of Contagem and consequently it can be deduced that throughout the national territory. According to Camargo (2017 p. 01), “Inclusion, therefore, is a social practice that applies in work, architecture, leisure, education, culture, but mainly in the attitude and perception of things, of themselves. and the other. ” These students do not have an objective teaching unit for their so-called cognitive problem, so they are placed in an inclusion school where their intellectual level is not equal to the non-inclusive ones. Within family relationships, the inherent need for the child to live in an equal way in society is inherent to the parents and the school is inherent the need to make him feel welcomed and to achieve the intellectual growth appropriate to his conditions. To meet both needs, it is proposed in this research work that a trained and specialized team is available to work with the body of inclusive students and their families directly linked to the school. However, this select group will be more conducive to individualized and personalized care, with a language that will contribute to inclusion being socially and pedagogically effective. |
Subject: | Serviços de Saúde Escolar Relações Familiares Escolaridade Estudos de Linguagem Ensino Dissertação Acadêmica |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58364 |
Issue Date: | 14-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CINTIA KARIME MOREIRA GONÇALVES_final.pdf | 790.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License