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dc.contributor.advisor1Pedro Henrique Alves Campospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8156174118241403pt_BR
dc.contributor.referee1Alizeibek Saleimen Naderpt_BR
dc.contributor.referee2Michel Melo Oliveirapt_BR
dc.creatorLindemberg Morais Bezerrapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-31T19:35:31Z-
dc.date.available2023-08-31T19:35:31Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58375-
dc.description.abstractThis work brings a comparison of two production mining models, aiming to optimize the destination of each material to seek the best economic result, starting from a defined final pit limit and using concepts of Cut of Grade. The two scenarios were designed using the Deswik.blend software. The first scenario (Cenário_01) was designed respecting the constraint existing in the current process (Rota_01) and the second (Cenario_02) seeking an alternative process route (Rota_02) to increase production using the low-grade ore material. The main restriction in the currently existing process (Rota_01) is the transport of material since there is overcapacity in the equipment responsible for the other stages of the process. The current process route (Rota_01) has a maximum capacity of 6.24 million tons per year, restricted by transport capacity. The idea of the alternative route (Route_02) is to take crushed material by truck to the leaching pads, thus achieving an estimated extra production capacity of 1.113 million tons per year. The results showed an increase of 7,7% in operating profit (EBITDA) and around 9% in the project's NPV.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste na análise e comparação de dois cenários de produção, visando otimizar o destino de processamento de cada material, buscando consequentemente, o melhor resultado econômico (NPV), a partir de um limite final de lavra já definido e utilizando conceitos de Teor de Corte. Os dois cenários foram desenhados no software Deswik.Blend. O primeiro cenário (Cenário_01) respeita a restrição existente no processo atual (Rota_01) e o segundo (Cenário_02) busca uma rota de processo alternativa (Rota_02) para aumentar a produção e o aproveitamento de minério de baixo teor. A principal restrição no processo existente atualmente consiste no transporte de material, visto que há sobre capacidade nos equipamentos responsáveis pelas demais etapas do processo. A rota de processo atual possui capacidade máxima de 6,24 milhões de toneladas ao ano, restringidas pela capacidade de transporte. A ideia da rota alternativa consiste em levar material britado por meio de caminhões para os pátios de lixiviação, conseguindo assim uma capacidade extra de produção estimada em 1,113 milhão de toneladas por ano. Os resultados demonstraram um incremento de 7,7% no lucro operacional (EBITDA) e de cerca de 9% no NPV (resultado econômico descontado) do projeto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MINASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Engenharia de Recursos Mineraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeor de cortept_BR
dc.subjectMinério de baixo teorpt_BR
dc.subjectSequenciamentopt_BR
dc.subjectNPVpt_BR
dc.subject.otherMinas e recursos mineraispt_BR
dc.subject.otherTecnologia mineralpt_BR
dc.subject.otherLavra de minaspt_BR
dc.subject.otherOuro - Minas e mineraçãopt_BR
dc.titleComparação entre dois cenários de produção para uma mina de ouro, com a aplicação de conceitos de teor de corte e custos fixospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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