Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58377
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em pediatria: uma revisão narrativa |
Other Titles: | The use of active teaching-learning methodologies in pediatrics: a narrative review |
Authors: | Bárbara Caroline Diasfaria Clésio Gontijo do Amaral |
Abstract: | Introdução:O modelo tradicional de ensino médico possui uma ideia biocêntrica dos problemas de saúde, hipervalorizando os aspectos biológicos do paciente, sem considerar os demais aspectos envolvidos no processo saúde-doença. Esse método é centrado no professor, e o aluno atua como receptor passivo do conhecimento. Em contrapartida, nas metodologias ativas, o estudante possui papel ativo no processo de ensino-aprendizagem, construindo um conhecimento crítico e reflexivo. Objetivo: Este estudo teve como objetivos analisar a importância das metodologias ativas no ensino de Pediatria I do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e propor adaptações que permitam a aplicação dessas metodologias no período de ensino remoto emergencial (ERE).Método:Trata-se de uma revisão narrativa, com dados obtidos de forma independente pelos autores, por meio de busca abrangente e não sistemática no PubMed e na SciELO. Primeiro, realizaram-se a busca e a análise de dados das principais metodologias ativas, e, posteriormente, os achados foram aplicados à disciplina de Pediatria I do curso de Medicina da UFMG, incluindo suas adaptações para a implementação no ERE. Resultados: Analisaram-se a problematização, a aprendizagem baseada em problemas e o fishbowl como recursos didáticos das metodologias ativas. Esses métodos reforçam a curiosidade, a autonomia, a motivação e as capacidades crítica e reflexiva do aluno. Ademais, promovem integração entre teoria e prática, incentivo do trabalho em equipe e estímulo para o estudante se conscientizar sobre os problemas sociais existentes.Conclusão:Assim, o uso das metodologias ativas no ensino em Pediatria I possibilita alcançar os objetivos da disciplina, tanto no modo presencial quanto no ERE, e atingir as expectativas das diretrizes brasileiras sobre a formação médica. |
Subject: | Ensino Pediatria Aprendizagem Baseada em Problemas Educação médica |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.1590/1981-5271v45.2-20200482 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58377 |
Issue Date: | 10-Mar-2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/rbem/a/NBXC4tX7dGF3wkVj7rW39YS/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Educação Médica |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em pediatria uma revisão narrativa pdfa.pdf | 302.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.