Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58399
Type: Dissertação
Title: Aquilombamento e educação antirracista na Coletiva Mulheres da Quebrada
Authors: Tatiana Neves da Silva
First Advisor: Carmem Lúcia Eiterer
Abstract: As mulheres negras brasileiras ocupam um lugar de protagonismo nas lutas por justiça social contra o colonialismo racista e patriarcal. Dentre os movimentos articulados por essas mulheres, observamos, a partir da década de 1980, a emergência de modos de mobilização contemporâneos: os coletivos. Diante disso, esta pesquisa buscou compreender as estratégias de educação antirracista, construídas pela Coletiva Mulheres da Quebrada, que organiza as suas ações às mulheres do Aglomerado da Serra, localizado na região centro-sul de Belo Horizonte. A Coletiva Mulheres da Quebrada constrói uma ampla rede de afeto e acolhimento junto às moradoras das oito vilas que formam esse território. Na construção desta dissertação, dialogamos com os Estudos Decoloniais referenciados em Figueiredo (2017), Oliveira e Candau (2010). Apresentamos reflexões acerca do feminismo negro, fundamentadas nas autoras negras Gonzalez (2020), Carneiro (2002; 2003), hooks (1995; 2018; 2019) e Collins (2016; 2019). Estabelecemos discussões com base no conceito de interseccionalidade que diz respeito às interrelações entre opressões de raça, gênero e classe, a partir de Crenshaw (2002) e Akotirene (2018). A metodologia baseou-se na observação participante enquanto elemento etnográfico, proporcionando intensa imersão no campo de pesquisa. Além disso, as entrevistas narrativas com gestoras da Coletiva e moradoras do Aglomerado da Serra nos auxiliaram no entendimento da Coletiva como lugar de aquilombamento onde se elaboram insurgências e resistências aos sistemas racistas, lutando pela existência plena (SOUTO, 2021).
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58399
Issue Date: 19-Dec-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertaçao Tatiana Versão Final.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.