Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58425
Type: Artigo de Evento
Title: Validação da Escala de Desenvolvimento Musical de Crianças com Autismo (DEMUCA): análise semântica, interexaminadores, consistência interna e confiabilidade externa
Authors: Jéssica Martelli Del Forno
Marina Horta Freire
Renato Tocantins Sampaio
Betânia Parizzi
Abstract: O autismo é uma condição do neurodesenvolvimento infantil que apresenta déficits na comunicação social recíproca e padrões restritivos e repetitivos do comportamento. A educação musical especial e a musicoterapia são duas formas importantes de intervenção para crianças com autismo, o que torna relevante a busca por instrumentos de mensuração capazes de avaliar seu desenvolvimento musical. O principal objetivo deste trabalho é analisar as evidências de validade da Escala de Desenvolvimento Musical de Crianças com Autismo (DEMUCA), por meio de quatro análises de validação: análise semântica, interexaminadores, de consistência interna e de consistência externa. A aplicação cega da escala foi feita por jurados que avaliaram 10 vídeos pré-filmados das primeiras e últimas sessões de musicoterapia de crianças com autismo. A análise semântica mostrou a importância de se esclarecer a conceituação de alguns itens e indicou não haver necessidade de outros itens. A análise interexaminadores indicou ótimas correlações entre todos jurados para todos os vídeos. A análise de consistência interna indicou ótima correlação entre itens e número adequado de itens na escala. Finalmente, a análise de consistência externa mostrou correlações satisfatórias entre a maioria das categorias semelhantes da Escala DEMUCA e da Escala Individualized Music Therapy Assessment Profiles (IMTAP), com indicações para futuros estudos. Conclui-se que os resultados oferecem fortes evidências para uso da Escala DEMUCA no Brasil, para avaliações do desenvolvimento musical de crianças com autismo.
Abstract: Autism is a condition of childhood neurodevelopment characterized by challenges in reciprocal social communication and restrictive and repetitive behavior patterns. Special Music Education and Music Therapy are two important forms of intervention for children with autism, and therefore it is important to pursue appropriate measurement tools to assess the child’s musical development. The main objective of this study is to analyze the validity evidence of the Musical Development of Children with Autism Scale (MUDECA Scale), through four validation analyses: semantic, inter-rater, internal consistency, and external consistency analyses. The blind application of the scale was done by judges who evaluated ten pre-filmed videos of the first and last Music Therapy sessions of children with autism. The semantic analysis showed the importance of clarifying the concept of some items and indicated no need for other items. The inter-rater analysis indicated optimal correlations among all judges for all videos. The internal consistency analysis indicated an optimal correlation between items and the appropriate number of items in the scale. Finally, the external consistency analysis showed satisfactory correlations between most similar categories of the MUDECA Scale and the Individualized Music Therapy Assessment Profiles (IMTAP), with indications for future studies. We conclude that the results provide best evidence for the use of MUDECA Scale in Brazil for assessing the musical development of children with autism.
Subject: Autismo
Musicoterapia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.20504/opus2019c2508
URI: http://hdl.handle.net/1843/58425
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2019c2508
metadata.dc.relation.ispartof: OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
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