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http://hdl.handle.net/1843/58445
Type: | Dissertação |
Title: | A visão dos professores do IFMG Campus Bambuí sobre a mudança no Técnico Subsequente em Agropecuária partir da lei nº 11.788/2008 |
Authors: | Cássia Félix Dias Criscolo |
First Advisor: | Geraldo Márcio Alves dos Santos |
Abstract: | O presente trabalho vem apresentar uma análise sobre o lugar da Prática no Ensino do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí. O curso foi ofertado até o ano de 2008, com atividades práticas em seus respectivos setores produtivos aliadas à teoria em sala de aula. A partir de 2008, com a alteração da legislação que regia os estágios e a prática nos setores produtivos, a instituição deixou de ofertar essa prática intensiva nos finais de semana e durante a semana. O presente estudo objetivou identificar a visão dos professores sobre a alteração nas aulas práticas promovida pela Lei nº 11.788 no Curso Técnico Subsequente em Agropecuária do IFMG Campus Bambuí. Como aporte teórico, recorre-se às abordagens do mundo do trabalho, priorizando o debate sobre a centralidade do trabalho, o princípio educativo e pedagógico do trabalho educativo, organização e gestão do processo de trabalho, e educação profissional no Brasil. A pesquisa qualitativa foi escolhida porque a análise não é estatística, e não se enfoca o tamanho da amostragem, e sim aquilo que é compreendido. Foram aplicados questionários por meio da plataforma Google Forms para os professores efetivos que ministravam as disciplinas teóricas e práticas do curso. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados de forma descritiva, representados textualmente e discutidos à luz da teoria previamente estudada. Constatou-se que os posicionamentos heterogêneos dos professores refletem as posições também heterogêneas da literatura. Ao passo que é importante a vivência prática por parte dos alunos, também é importante que as atividades desempenhadas carreguem caráter educativo e profissionalizante, e não somente de mão de obra, ainda que seja de grande significação a cultura de valorização do próprio trabalho. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58445 |
Issue Date: | 20-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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