Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58451
Type: Dissertação
Title: A educação católica por meio do impresso: análise da edição reformulada de 1964 do primeiro catecismo da doutrina cristã
Authors: Aline Marie De Simone
First Advisor: Ana Maria de Oliveira Galvão
First Co-advisor: Maria José Francisco de Souza
First Referee: Evelyn de Almeida Orlando
Second Referee: Mônica Yumi Jinzenji
Abstract: A presente dissertação insere-se na discussão sobre impressos religiosos de grande circulação e tem como foco a análise da reformulação do Primeiro Catecismo da Doutrina Cristã, ocorrida no ano de 1964, desse catecismo católico publicado pela Editora Vozes. Seu texto foi, inicialmente, elaborado em 1903, com objetivo de uniformizar o ensino da doutrina cristã por meio de um texto único e oficial, sendo publicado durante décadas com poucas variações no formato gráfico e no conteúdo. As fontes mobilizadas foram diferentes edições do impresso publicadas ao longo do século XX, catálogos da Editora Vozes, além de jornais e revistas. Buscou-se identificar, por meio de análise comparativa documental, as mudanças, as permanências e as motivações para a reformulação, a fim de compreender a ação educativa pretendida por meio desse impresso. Para isso, as análises foram direcionadas à produção e ao conteúdo dos catecismos, dialogando com autores do campo da História dos Impressos e do Livro, como Chartier (1990; 2002; 2010; 2011) e Darnton (1990; 2010). Para análise do conteúdo do texto, relacionamos os pressupostos discutidos por Eliade (1992a), que nos possibilitaram compreender três princípios fundamentais que o catecismo visava a difundir para o(a) leitor(a): “conhecer” a doutrina cristã, “agir” como cristão e “convencer” outras pessoas a incorporar os costumes e preceitos da Igreja Católica em suas vidas. Também foi possível verificar diferentes modos de ler possibilitados pelo catecismo reformulado e as possibilidades de formações que ele viabiliza. Constatamos que a motivação para a reformulação desse catecismo foi resultado de influências decorrentes de discussões religiosas e educativas antecedentes e resultantes do Concílio Vaticano II, o que, por um lado, assegurava a tradição e, ao mesmo tempo, inseria-se em uma catequese dinâmica que pretendia envolver mais fiéis para a Igreja Católica. A análise do Primeiro Catecismo da Doutrina Cristã, publicado pela Editora Vozes, em 1964, permitiu identificar que as alterações efetivadas também correspondiam a uma lógica voltada para o aumento de vendas desse título e de outros materiais indicados como recursos complementares que permitiam diferentes modos de usar o catecismo, demonstrando que a formação pretendida por um mesmo impresso pode sofrer variações. O estudo ajudou a compreender as movimentações católicas para integrar e manter seu espaço na sociedade brasileira por meio de impressos educativos no século XX, sendo formadoras de costumes, de modos de agir e eficientes no projeto para alcançar mais fiéis.
Abstract: The present dissertation is part of the discussion about the religious printed matter of wide circulation. It focuses on analyzing the reformulation of the Primeiro Catecismo da Doutrina Cristã (First Catechism of the Christian Doctrine) in 1964, published by Editora Vozes (Voices Publishing House). The original text was elaborated in 1903 to uniform the teaching of Christian doctrine in a unique and official text. It has been published over decades with a few variations in graphic format and content. The mobilized sources were different printed editions published throughout the 20th century, catalogs from Editora Vozes, also newspapers and magazines. The changes, words, and ideas that stayed and motivations for the reformulation were identified through comparative document analysis to understand the educational action through this printed matter. To this end, the analyses were directed to the production and content of catechisms, dialoguing with authors of the History of Prints and Books, such as Chartier (1990; 2002; 2010; 2011) and Darnton (1990; 2010). We related the assumptions discussed by Eliade (1992a) in analyzing of this content. They enabled us to understand three fundamental principles that the catechism aimed to spread to the reader: “to know” the Christian doctrine, “to act” as a Christian, and “to convince” other people to incorporate the customs and precepts of the Catholic Church into their lives. It was also possible to verify different ways of reading the reformulated catechism and the possibilities of formations that it made possible. The Second Vatican Council has influenced the reformulation of this catechism because of religion and educative discussions. The Council has kept tradition and, at the same time, inserted itself into a dynamic catechesis that intended to involve more faithful to the Catholic Church. The analysis of the First Catechism of Christian Doctrine, published by Editora Vozes in 1964, allowed us to identify that the changes made also corresponded to a logic aimed at increasing sales of this title and other materials indicated as complementary resources that allowed different ways of using the catechism, demonstrating that the formation intended by the same form can suffer variations. The study helped to understand Catholic movements to integrate and maintain their space in Brazilian society through educational prints in the 20th century. They formed customs, and ways of acting and they are efficient in the project to reach more believers.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58451
Issue Date: 7-Feb-2023
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