Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58452
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dc.contributor.advisor1Diego Ted Rodrigues Bogeapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434398180785863pt_BR
dc.contributor.referee1Luana Carla Martins Campos Akinrulipt_BR
dc.creatorEstela Aparecida Oliveira Vieirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2893547383880325pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-05T15:27:00Z-
dc.date.available2023-09-05T15:27:00Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58452-
dc.description.abstractThe place of art in the school curriculum has been debated for a long time, and its dialogue with other areas is important, since it enables a different, more questioning and reflective look at the world around us. Thus, this study aims to understand how art is presented and demanded in proposals for implementing the STEAM approach (science, technology, engineering, arts and mathematics) in education. For this, a survey was carried out of works published in the literature in the period from 2016 to 2023, with all works identified and collected between March and April 2023. The selected works approach the STEAM methodology from the point of view of art in dialogue with digital technologies. The works were searched in the Capes portal, with the descriptors "Art" and "STEAM", in Google academic the descriptors were "STEAM", "Art teaching", "technology" and "BNCC" and in Scielo with the descriptors "Art” AND “STEAM”, the language set was Portuguese. Eight papers were selected out of a total of 77 to compose this literature review. The result and data analysis are presented in the text based on Bardin's discourse analysis. The categories of analysis established were: interdisciplinarity and transdisciplinarity; intervention strategy: classroom or project; Technologies approach; from the Base to the room; Challenges and; approach to the Arts. We can conclude that thinking about education in its transforming and humanizing action is not an easy task. This is because a humanist education proposes a holistic formation, in which the human being as an unfinished being is in constant construction. The STEAM approach brings art and science together again, but even if art is a possibility to work creativity, innovation, critical thinking, technique and many other knowledge that are inherent to them, it is important that it also has its place in education disciplinary and not a tool, being seen as secondary to the educational processes.pt_BR
dc.description.resumoO lugar da arte no currículo escolar é debatido há muito tempo, sendo importante seu diálogo com outras áreas, uma vez que ela possibilita um outro olhar, mais questionador e reflexivo, sobre o mundo que nos cerca. Assim, este estudo tem por objetivo compreender como a arte é apresentada e demandada nas propostas de implementação da abordagem STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) na educação. Para isso foi feito um levantamento dos trabalhos publicados na literatura no período de início 2016 a 2023, sendo todos os trabalhos identificados e coletados entre março e abril de 2023. Os trabalhos selecionados abordam a metodologia STEAM a partir da arte em diálogo com as tecnologias digitais. Os trabalhos foram pesquisados no portal Capes, com os descritores “Arte” e "STEAM", no Google acadêmico os descritores foram "STEAM", "Ensino de arte", "tecnologia" e "BNCC" e no Scielo com os descritores “Arte” AND “STEAM”, o idioma definido foi o português. Foram selecionados 8 trabalhos em um total de 77 para compor esta revisão de literatura. O resultado e análise dos dados são apresentados no texto com base na análise do discurso de Bardin. As categorias de análise estabelecidas foram: interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; estratégia de intervenção: sala de aula ou projeto; abordagem das Tecnologias; da Base até a sala; Desafios e; abordagem das Artes. Podemos concluir que pensar a educação em sua ação transformadora e humanizadora não é tarefa fácil. Isso porque uma educação humanista propõe uma formação holística, na qual o ser humano enquanto ser inacabado está em constante construção. A abordagem STEAM aproxima a arte e a ciência novamente, mas mesmo que a arte seja uma possibilidade de trabalhar criatividade, inovação, pensamento crítico, técnica e muitos outros saberes que lhes são inerentes, é importante que também na educação ela tenha seu lugar de área disciplinar e não de ferramenta, sendo vista como secundária aos processos educativos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSTEAMpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArtes - Currículospt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.titleCurrículo, arte e tecnologiapt_BR
dc.title.alternativeCurriculum, art and technologypt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2191-5918pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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CEEAV_Estela_Vieira_2023.pdfMonografia de Especialização em formato de artigo científico - Programa de Pós-graduação em Artes - PPG-Artes, do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas - CEEAV, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais1.65 MBAdobe PDFView/Open


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